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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70453
ANÁLISE DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA, CRISES POLÍTICAS, CONFLITOS CIVIS OU GUERRAS: O CASO DE MIANMAR
Análisis de las necesidades educativas de los estudiantes de medicina en situaciones de emergencia, crisis políticas, conflictos civiles o guerras: el caso de Myanmar
Estudantes de medicina
Atividades de ensino
Ensino inovador
Ensino a distância
Estudiantes de medicina
Actividades de enseñanza
Enseñanza innovadora
Aprendizaje en línea
Alternative title
Analysis of the educational needs of medical students in situations of emergencies, political crises, civil conflicts, or wars: the case of MyanmarAnálisis de las necesidades educativas de los estudiantes de medicina en situaciones de emergencia, crisis políticas, conflictos civiles o guerras: el caso de Myanmar
Affilliation
University of Parma. Parma, Itália / University Centre for International Cooperation. Kerala, India.
University of Parma. Department of Law, Politics and International Studies. Parma, Itália.
University of Parma. Department of Law, Politics and International Studies. Parma, Itália.
Abstract in Portuguese
No Mianmar, após o golpe militar de fevereiro de 2021, muitos estudantes de medicina suspenderam seus estudos devido à guerra civil. A Universidade de Parma se comprometeu a oferecer alternativas de formação para esses estudantes. O objetivo deste estudo foi analisar, utilizando um método misto, as necessidades educacionais existentes entre os estudantes de medicina do Myanmar e a viabilidade de cursos alternativos de formação. A pesquisa quantitativa revelou que muitos estudantes podiam participar de atividades educacionais on-line. O principal desafio era o treinamento clínico prático, embora alguns acreditem que a simulação on-line possa, em parte, compensar essa deficiência. As áreas de maior interesse de aprendizagem foram: Saúde Mental, Medicina de Emergência, Saúde Pública e Gestão em Saúde. O estudo qualitativo mostrou que os estudantes confiavam que universidades estrangeiras poderiam proporcionar aprendizagem on-line tanto durante a guerra civil quanto após o restabelecimento da paz, e que essas atividades poderiam ser reconhecidas legalmente. Estes resultados não apenas documentam a resiliência dos estudantes, mas também destacam a importância de adaptar a formação às necessidades reais e efetivas, considerando o contexto específico em situações de conflito.
Abstract
In Myanmar, during the civil war following the February 2021 military coup many medical students
suspended their studies. The University of Parma is committed to organize alternative courses for
Myanmar medical students. The aim of this study was to examine through a mixed method the current
educational needs of Myanmar medical students and the feasibility of alternative training courses. The
quantitative research revealed that many students can attend educational activities online. The main
difficulty concerns training through clinical practice, although some of them believe in the possibility
that online simulation can partially make up for this deficiency. The training areas of main interest are:
Mental Health, Emergency Medicine, Public Health, Healthcare Management. The qualitative study
revealed that the students are confident that foreign universities can provide online training activities
not only during the civil war, but also when peace has been established, and that such activities may be
legally acknowledged. These results, in addition to documenting the resilience of the students involved
in this research, respond well to the need to direct training to the effective actual needs whilst addressing
the need to understand the specific context in which students will have to benefit from training, even in
war situations.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
En Myanmar, tras el golpe militar de febrero de 2021, muchos estudiantes de medicina suspendieron sus
estudios debido a la guerra civil. La Universidad de Parma ha decidido ofrecer alternativas de formación a
estos estudiantes. Este estudio tiene como objetivo examinar, utilizando un enfoque mixto, las necesidades
educativas existentes de los estudiantes de medicina de Myanmar y la viabilidad de cursos alternativos
de formación. La investigación cuantitativa mostró que muchos estudiantes podrían participar en
actividades educativas en línea. Sin embargo, el principal desafío era el entrenamiento clínico práctico,
aunque algunos creen que la simulación en línea podría mitigar parcialmente esta deficiencia. Las áreas de
mayor interés para el aprendizaje fueron: Salud Mental, Medicina de Emergencia, Salud Pública y Gestión
en Salud. El estudio cualitativo reveló que los estudiantes confiaban en que las universidades extranjeras
podrían proporcionar aprendizaje en línea durante la guerra civil y también después de que se establezca
la paz, y que estas actividades podrían ser reconocidas legalmente. Estos hallazgos no solo documentan
la resiliencia de los estudiantes, sino que también destacan la importancia de adaptar la formación a las
necesidades reales y efectivas, teniendo en cuenta el contexto específico en situaciones de conflicto.
Keywords in Portuguese
Necessidades educacionaisEstudantes de medicina
Atividades de ensino
Ensino inovador
Ensino a distância
Keywords in Spanish
Necesidades educativasEstudiantes de medicina
Actividades de enseñanza
Enseñanza innovadora
Aprendizaje en línea
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