Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70455
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: INSTITUCIONALIZAÇÃO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO
Prácticas integradoras y complementarias: institucionalización, perspectivas y retos para la formación
Ensino
Cultura
Modelo biomédico
Teaching
Culture
Model biomedical
Enseñanza
Cultura
Modelo biomédico
Alternative title
Integrative and complementary practices: institutionalization, perspectives and challenges for trainingPrácticas integradoras y complementarias: institucionalización, perspectivas y retos para la formación
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde é um conjunto de normas e diretrizes criadas para a implementação de tais práticas. O objetivo do estudo foi analisar a trajetória da referida política por meio de documentos oficiais, com enfoque nos desafios relacionados à formação em saúde e no impacto da hegemonia do modelo biomédico sobre a implementação de tais práticas. O estudo utilizou como instrumento de coleta e análise de dados a análise documental descritiva e a análise textual discursiva, respectivamente. Analisaram-se quatro documentos oficiais. Os resultados apontaram que o documento mais recente apresenta um detalhamento da trajetória de experiências profissionais com as práticas, justificando a oficialização da política. Identificamos a existência de um campo de saberes sobre as práticas anterior à regulamentação da política. Contudo, a abordagem sobre o ensino foi considerada incipiente. Os outros documentos analisados apresentaram somente uma descrição sobre as práticas inclusas na política. A abrangência da dimensão cultural no ensino em práticas integrativas e complementares pode contribuir para um olhar diversificado de tais práticas no Sistema Único de Saúde, de modo a romper com a exclusividade científica do modelo biomédico.
Abstract
The National Policy for Integrative and Complementary Practices of the Brazilian Unified Health System
is a set of norms and guidelines created to implement such practices. The study aimed to analyze the
trajectory of this policy through official documents, focusing on the challenges related to health training
and the impact of the hegemony of the biomedical model on the implementation of such practices. The
study used descriptive documentary analysis and discursive textual analysis as data collection tools. Four
documents were analyzed. The results showed that the most recent document details the trajectory of
professional experiences with the practices, justifying the officialization of the policy. We identified the
existence of a field of knowledge about practices before the regulation of the policy. However, the approach
to teaching was considered incipient. The other documents analyzed presented only a description of
the practices included in the policy. Encompassing the cultural dimension in teaching integrative and
complementary practices can contribute to a diversified view of such practices in the Unified Health
System, in order to break away from the scientific exclusivity of the biomedical model.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La Política Nacional de Prácticas Integrativas y Complementarias del Sistema Único de Salud de Brasil
es un conjunto de normas y directrices creadas para la implementación de dichas prácticas. El objetivo
del estudio fue analizar la trayectoria de esta política a través de documentos oficiales, centrándose en
los desafíos relacionados con la formación en salud y el impacto de la hegemonía del modelo biomédico
en la implementación de este tipo de prácticas. El estudio utilizó como instrumento de recolección de
datos el análisis documental descriptivo y el análisis textual discursivo, respectivamente. Se analizaron
cuatro documentos. Los resultados mostraron que el documento más reciente detalla la trayectoria de
las experiencias profesionales con las prácticas, justificando la oficialización de la política. Se identificó
la existencia de un campo de conocimiento sobre las prácticas anterior a la reglamentación de la política.
Sin embargo, el abordaje de la enseñanza fue considerado incipiente. Los demás documentos analizados
sólo presentaban una descripción de las prácticas incluidas en la política. La inclusión de la dimensión
cultural en la enseñanza de las prácticas integradoras y complementarias puede contribuir a una visión
diversificada de dichas prácticas en el Sistema Único de Salud, con el fin de romper con la exclusividad
científica del modelo biomédico.
Keywords in Portuguese
Política nacional de práticas integrativas e complementaresEnsino
Cultura
Modelo biomédico
Keywords
National policy for integrative and complementary practicesTeaching
Culture
Model biomedical
Keywords in Spanish
Política nacional de prácticas integrativas y complementariasEnseñanza
Cultura
Modelo biomédico
Share