Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8589
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
Collections
Metadata
Show full item record
ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: REFLEXÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O SABER COMUNITÁRIO
Processo de Trabalho em Saúde
Educação Profissional em Saúde
Politecnia
Mendonça, Amanda de Andrade | Date Issued:
2013
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde.
Abstract in Portuguese
A pesquisa apresentada desenhou-se a partir de minha inquietação quanto ao formato de qualificação do Agente Comunitário de Saúde (ACS), sendo este simplificado e aligeirado, restrito até o período em que eu atuava como ACS, a formações fragmentadas oferecidas na própria unidade de saúde ou em locais no entorno da comunidade onde atuava. Esta tem como objetivo analisar de que forma o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS) oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) pode contribuir para a formação e o trabalho do ACS. E procura entender ainda, se a proposta de formação tem proximidade com o cotidiano da prática do ACS e em que sentido articula o conteúdo desenvolvido ao saber comunitário e popular. A pesquisa foi desenvolvida a partir um resgate bibliográfico utilizando as bases de dados de Saúde Pública, SCIELO e LILACS, além de artigos científicos que abordavam o processo de formação dos Agentes Comunitários de Saúde. Concomitantemente, foi realizada uma análise documental (fontes do Ministério da Saúde, Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz, além de leis, decretos e portarias da Saúde, Educação para a formação profissional), foram analisados documentos de avaliação do CTACS da EPSJV com intuito de contribuir para análise e reflexão a cerca dos objetivos do curso e sua contribuição para a formação crítica do ACS. Considerando a análise dos documentos do curso foi possível perceber que a proposta curricular do CTACS da EPSJV busca contribuir para a formação profissional desses trabalhadores, por meio da realização de uma experiência de formação técnica completa, realizada a partir dos princípios da politecnia e tomando o trabalho como princípio educativo. Entretanto, ainda se tem muitos desafios após esta formação crítica, pois a maioria dos ACS relatam a falta de reconhecimento enquanto categoria profissional por parte da equipe a qual estão inseridos, o que os impossibilita de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Abstract
The research presented was drawn from my concern about the format of qualification of Community Health Agents ( ACS ) , which is simplified and streamlined , restricted to the period I served as ACS , the training offered at the very fragmented drive health or the environment of the local community where he worked. This aims to analyze how the Technical Course Community Health Agent ( CTACS ) offered by the Polytechnic School of Health Joaquim Venancio ( EPSJV / FIOCRUZ ) may contribute to the formation and work of the ACS . And still trying to understand if the proposed training has proximity to the everyday practice of the ACS and in what sense articulates content developed and popular community know . The survey was developed from a rescue literature using the databases of Public Health , SciELO and LILACS , and scientific articles that addressed the process of training of Community Health Agents Concurrently , we conducted an analysis of documents ( Ministry sources health , Polytechnic School of health Joaquim Venancio / Fiocruz , in addition to laws , decrees and orders of the health , Education training) , were analyzed to assess the documents CTACS EPSJV aiming to contribute to the analysis and reflection about the goals of course and their critical contribution to the formation of the ACS . Considering the analysis of the documents of the course was possible to notice that the proposed curriculum CTACS EPSJV seeks to contribute to the training of these workers , by conducting a complete technical training experience , made from the principles of polytechnic and taking work as an educational principle . Nevertheless, it still has many challenges after this critical training , since most ACS report a lack of recognition as an occupational category by the team to which they belong , what makes it impossible to put into practice the knowledge acquired during the course.
Keywords in Portuguese
Agentes Comunitários de SaúdeProcesso de Trabalho em Saúde
Educação Profissional em Saúde
Politecnia
Share