Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8815
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
ACESSO DIFERENCIADO AO ENSINO SUPERIOR: UMA NOVA (E CONTROVERTIDA) ESTRUTURA DA ENFERMAGEM
Souza, Carmen Andréa Carneiro da Silva | Date Issued:
2011
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde.
Abstract in Portuguese
Este trabalho visou, em seu eixo norteador, colaborar para ampliar a discussão sobre a proposta contida no projeto de Lei nº. 26/2007, mais especificamente, no que se refere ao “acesso diferenciado dos trabalhadores técnicos em enfermagem ao nível superior de ensino”. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e o estudo de dados documentais através dos quais buscou-se realizar uma reconstrução histórica das legislações que permeiam a formação e o exercício profissional da categoria enfermagem. Realizou-se uma breve explanação sobre a institucionalização da enfermagem brasileira e sobre o processo de regulamentação profissional, no qual ocorreram processos de extinção e de reconfiguração de diversas categorias que a compunham e que a compõem. No sentido de compreender o alcance do “acesso diferenciado à graduação de enfermagem”, procurou-se realizar uma breve análise da expansão do ensino superior nas últimas décadas, através de uma breve reflexão sobre o processo de privatização do ensino superior, em específico do curso superior de enfermagem. Desta forma, buscou-se ampliar o entendimento do leitor sobre o processo de massificação da educação superior e as contradições introduzidas por esta na formação do profissional enfermeiro. A análise do “acesso diferenciado ao ensino de graduação de enfermagem aos profissionais de nível médio”, conforme proposto no Projeto de Lei n.26/2007, é discutida. Destacou-se, ainda, que a valorização e o reconhecimento de uma categoria profissional não devem estar vinculados exclusivamente ao nível de formação técnica do indivíduo e que a formação de nível superior deve ser uma opção pessoal e não uma opção impulsionada, exclusivamente, pelo mercado de trabalho.
Abstract
This work aimed, in your guiding axis, collaborate to expand the discussion of the project proposal contained in Law no. 26/2007, more specifically, with regard to the "differential access of technical workers in nursing to the undergraduate level". We used the literature search and study of documentary data for conduct a historical reconstruction of the laws that permeate the training and professional practice of nursing category. There was a brief explanation about the institutionalization of Brazilian nursing and the professional regulatory process, wich in resulted processes the extinction and reconfiguration of various categories within the nursing. In order to understand the scope of "differential access of technical workers in nursing to the undergraduate level" we tried to make a brief analysis of the expansion of higher education in recent decades, realizing a brief reflection on the process of privatization of higher education specifically in the nursing course. Thus, we sought to broaden the reader's understanding of the process of massification of higher education and the contradictions introduced by the formation of the professional nurse. The analysis of "differential access of technical workers in nursing to the undergraduate level", as proposed in the Bill n.26/2007, is discussed. It was emphasized also that appreciation and recognition of a professional category should not be linked exclusively to the level of technical training of the individual. The access to the tertiary level should be a personal choice and not an option driven solely by market work.
Share