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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8847
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidade05 Igualdade de gênero
10 Redução das desigualdades
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
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- IFF - Artigos de Periódicos [1301]
Metadata
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MÓDULO DE AUTOAPRENDIZAGEM SOBRE INTERCULTURALIDADE E SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS: METODOLOGIA DE CRIAÇÃO
Diversidade Cultural
Gênero e Saúde
Educação à Distância
Direitos Humanos
Alternative title
Self-learning module of adolescents interculturality and health: creation of methodologyAuthor
Affilliation
Fundação Oswlado Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Médica de Adolescentes. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Serviço Social. Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Serviço Social. Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: Apresentar a metodologia de criação de um módulo de autoaprendizagem com o enfoque de interculturalidade,
direitos humanos e gênero para a capacitação de profi ssionais de saúde que atendam adolescentes e jovens. Métodos: o
módulo foi construído por uma equipe multidisciplinar a partir de pesquisa bibliográfi ca, realização de seminários, reuniões
semanais, grupos de trabalho, visitas a aldeias indígenas, quilombos e acampamentos ciganos. Resultados: A partir de
diversas situações no contato com o sistema de saúde, relatadas pelos adolescentes e jovens dos grupos étnicos visitados,
foram criados doze casos que exemplifi cassem as difi culdades vivenciadas. o Módulo coloca em evidência a difi culdade
dos profi ssionais de saúde de lidar com as peculiaridades de cada sujeito e com as diferenças inerentes a uma sociedade tão
diversa culturalmente. Contudo, assinala a possibilidade de mudanças relevantes no atendimento multidisciplinar e melhora
na efi cácia da atenção integral. Conclusão: o artigo aponta que, a partir da capacitação dos profi ssionais no tema de
interculturalidade, é possível melhorar a qualidade do atendimento integral, com impactos positivos na relação adolescenteprofi
ssional de saúde. Conclui-se que o módulo poderá sensibilizar os profi ssionais de saúde no sentido de diminuir o abismo
gerado pela difi culdade de compreender o outro.
Abstract
Objective: To present the methodology of creating a self-learning module focusing intercultural approach, human rights
and gender, in order to improve the skills of health professionals attending adolescents and youths. Methods: The module
was created by a multidisciplinary team based on bibliographic research, seminars, weekly meetings, workshops, visits to
indigenous villages, ‘quilombos’ (black ghettos) and gypsy camps. Results: From various situations reported by adolescents
and youths from the ethnic groups visited about the contact with healthcare system, 12 cases were created that illustrate
the challenges experienced. The module evidences the diffi culty of the professionals to deal with the peculiarities of each
person and the differences inherent of a culturally diverse society. However it shows the possibility of relevant changes on
multidisciplinary care and improvements in the effectiveness of comprehensive care. Conclusion: The article points that,
with the professionals' intercultural training, it is possible to improve the quality of the global healthcare, with positive
impacts in the relationship between adolescents and health professionals. Therefore, one concludes that the module will
be able to sensitize the professionals in order to narrow the gap generated by the diffi culty of understanding each othe
Keywords in Portuguese
AdolescenteDiversidade Cultural
Gênero e Saúde
Educação à Distância
Direitos Humanos
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