Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8898
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS À CONSTRUÇÃO DE NOVOS REFERENCIAIS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA HISTOTECNOLOGIA
Medrado, Leandro | Date Issued:
2010
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais em Saúde
Abstract in Portuguese
Os Histotécnicos são profissionais que atuam nos serviços de apoio ao diagnóstico e ao
tratamento de doenças, executando ações de média complexidade na área da anatomia
patológica, ou em laboratórios de pesquisa científica. A Histotecnologia tem na atualidade
todo o potencial científico e tecnológico para se configurar como área de trabalho complexo;
entretanto, ela tem sido esquecida pelas políticas de educação profissional do Brasil, e tem
sido mantida no âmbito do trabalho simples, sendo resumida às suas técnicas mais básicas.
Propomos neste trabalho que a educação profissional de Trabalhadores Técnicos em
Histologia seja realizada com vistas à omnilateralidade e à politecnia, adotando referenciais
das teorias críticas e pós-críticas de currículo, e com o conhecimento sendo tratado na forma
de currículo correlacionado, possibilitando a construção de um olhar crítico sobre o
conhecimento, seu processo de trabalho e as relações sociais, de forma ampla. Este novo
currículo seria composto por cinco grupos epistemológicos, integrados pelas seguintes
disciplinas: Educação e Saúde, Trabalho e Cidadania; Políticas Sociais e História da Saúde
Pública; Deontologia e Ética; Espaço, Ecologia e Saúde ambiental; Planejamento e Gestão em
Saúde; Processo Saúde-Doença; Boas Práticas Laboratoriais e Biossegurança; Técnicas
Básicas em Laboratórios; Fundamentos de Química Experimental; Animais de Laboratório;
Biologia Celular e Molecular; Histologia; Anátomo-Fisiologia; Bases dos Processos
Patológicos Gerais; Técnicas Tradicionais em Histotecnologia; Técnicas Específicas em
Histotecnologia; além de Estágio Curricular Obrigatório e Visitas Técnicas.
Abstract
The histotechnical are professional working in support services to the diagnosis and treatment
of diseases, performing average complexity actions in the field of pathology, or in laboratories
of scientific research. The Histotechnology, at present has all the scientific and technological
potential for turning into a complex work area, however, it has been forgotten by the policies
of professional education in Brazil, and has been kept within the simple work and summed up
their skills more basic. We propose in this research that the professional education of
Technical Workers in Histology is performed with a view to omnilaterality and polytechnic,
taking references from critical and post-critical curriculum theories, and with the knowledge
being treated as a correlated curriculum, enabling the construction of a critical view of
knowledge, its work process and social relations broadly. This new curriculum would be
composed of five groups epistemological, integrated the following disciplines: Education and
Health, Work and Citizenship, Social and Political History of Public Health, Ethics; Space,
Ecology and Environmental Health, Planning and Health Management, Health-Disease
Process; Good Laboratory Practices and Biosafety; Laboratory Basic Techniques,
Fundamentals of Experimental Chemistry, Laboratory Animals, Cellular and Molecular
Biology, Histology; Anatomo-Physiology, Bases of General Pathologic Processes; Traditional
Techniques in Histotechnology, Specific Techniques in Histotechnology; and the Mandatory
addition of Curricular and Technical Visits.
Share