Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8959
SOCIO-ANTROPOLOGIA DE UM FENÔMENO TECNO-CIENTÍFICO-POLÍTICO TRANSNACIONAL: O USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA E A REALIDADE BRASILEIRA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo desse artigo é descrever e analisar, numa perspectiva socioantropológica, o fenômeno tecno-científico-político transnacional de uso de animais no trabalho de experimentação científica. Através de uma metodologia qualitativa que conjuga técnicas de entrevistas abertas, observação participante num Instituto Público de Pesquisa em Saúde, e leitura de documentos diversos, situações singulares são recuperadas, atores relevantes são identificados, legislações federais dos Estados Unidos e do Brasil são esmiuçadas e datas e eventos marcantes são realçados no processo de configuração do fenômeno observado. Conclui-se tecendo considerações gerais e específicas sobre o fenômeno observado chamando a atenção dos pesquisadores para a urgência em conhecer o marco regulatório nacional e trabalhar com princípios aceitos internacionalmente no uso de animais de laboratório a fim de reduzir os atuais entraves burocrático-administrativos de produção e publicação dos conhecimentos alcançados.
Share