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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9288
PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO: O TRABALHO VOLUNTÁRIO NA CONQUISTA DE CORAÇÕES E MENTES
Silva, Priscila Talita Oliveira | Date Issued:
2014
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde
Abstract in Portuguese
O presente trabalho é resultado de uma analise das políticas educacionais que fomentam o trabalho voluntário no âmbito educacional, apontando como essas práticas voluntárias vem sendo formatadas no sentido de corresponder às novas formas de sociabilidade burguesa contemporânea. A experiência de quinze anos no campo do voluntariado, impeliu a realização deste estudo na busca de compreender como as vontades são produzidas e educadas para atender a determinados interesses sociais. Para isso foi realizada, na primeira parte deste estudo, uma análise sobre a prática de ações voluntárias destinada aos pobres no início do século XIV, na Europa. Tais ações serviam tanto para atender minimamente as necessidades dos mais pobres, como também para apassivar possíveis conflitos. Essas práticas vão sendo reconfiguradas nos primórdios do capitalismo, até o desenho das políticas sociais mais contemporâneas.No segundo capítulo, a partir da análise do processo de reestruturação produtiva do capital desde a década de 1970, analisamos a organicidade entre governo, empresariado e organismos internacionais no processo de reformulação das políticas sociais de educação no Brasil, com o intuito de (re) formar a sociabilidade dos sujeitos. Destacamos o quanto a prática do trabalho voluntario era propagada, tanto no campo educacional quanto no empresarial, no sentido de reforçar determinadas formas de viver em sociedade. No terceiro e último capítulo analisamos o Plano de Mobilização Social pela Educação, uma política governamental do Ministério da Educação que não apenas propaga a adesão ao trabalho voluntário como aponta a maneira pela qual este poderá ser desenvolvido. O estudo revelou o quanto a prática de um trabalho voluntário sem reflexão crítica pode atender aos interesses do capital.
Abstract
This paper is a result of practical volunteer work in educational field that has been used to attend capital’s interests. Fifteen years of experience in volunteer field, impelled realization of this study searching comprehension of how will are produced and educated to attend certain interests. In the first part of this study were analyzed volunteer actions destined to work-people and poor, in the beginning of the century XIV, at Europe. Those actions attend minimally the needs of the poorest, but were efficient on pacify possible conflicts. After that, analyzing the means of production new forms of structure process, it is analyzed the organization between government, ownership class and international organizations and it social and educational policies, that intend to reformulate social interactions. Prior attention on how volunteer work are diffused, either educational field or private business. On the thirt and last chapter, there is an analysis of “Plano de Mobilização Social”, that is a Brazilian government policy witch not only disseminate volunteer work, but orients how it must be developed. The studies reveal that volunteer work without reflection can be used to attend capital interests.
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