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Title: O sentido da visita domiciliária realizada por estudantes de medicina e enfermagem: um estudo qualitativo com usuários de unidades de saúde da família
Other Titles: The meaning of home visits conducted by medicine and nursing students: a qualitative study with users of family health units
Authors: Marin, Maria José Sanches
Gomes, Romeu
Siqueira Junior, Antonio Carlos
Nunes, Cássia Regina Rodrigues
Cardoso, Cristina Peres
Otani, Márcia Padovan
Moravcik, Maria Yvette
Affilliation: Faculdade de Medicina de Marília. Disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva. Marília, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Disciplina de Saúde Mental. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Disciplina de Bioética. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Disciplina de Enfermagem Pediátrica. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Disciplina de Saúde Mental. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Disciplina de Clínica Médica. Marília, SP, Brasil.
Abstract: A visita domiciliária (VD) é considera-da uma importante tecnologia para a compreen-são e para o cuidado às necessidades de saúde da população. Decorre daí a demanda de sua prática nos processos de formação de profissionais da saú-de. Este estudo se propõe a analisar a ótica dos usuários de unidades de saúde da família sobre as VDs realizadas por estudantes das séries iniciais de medicina e de enfermagem. Trata-se de um es-tudo de abordagem qualitativa, que utiliza, para coleta de dados, a entrevista semiestruturada rea-lizada com usuários que receberam visitas dos es-tudantes de Enfermagem e de Medicina da Facul-dade de Medicina de Marília. Para análise dos dados utiliza-se o método de interpretação de sen-tidos baseado na perspectiva hermenêutico-dia-lética. Os usuários apontam como positivo o fato de que a atuação dos estudantes vai além do cui-dado com um corpo biológico, evidenciando a im-portância das relações interpessoais no contexto da atenção à saúde. Como limitação da VD, os usuários indicam a necessidade de sua maior or-ganização e planejamento. Depreende-se que a VD amplia a interatividade entre o serviço de saúde e o usuário e se desenvolve conforme os princípios da humanização. No entanto, deve-se atentar à importância de um contínuo aperfeiçoamento no planejamento e na implementação das visitas domiciliárias.
Abstract: Home visits (HVs) are considered an important technology to comprehend and care for the population’s health requirements. There-fore, they must be a part of the health profession-als’ education. This study seeks to analyze HVs performed by first-year medical and nursing stu-dents from the viewpoint of family health unit users. It is a qualitative study in which data are collected by means of semi-structured interviews with users who are visited by Marilia Medical School medical and nursing students. The inter-pretation of meaning method is used and is based on a hermeneutic-dialectic perspective. The us-ers find it positive that the students go beyond the biological care of the body and focus on interper-sonal interrelationships. Nevertheless, the users believe it is necessary to organize and plan HVs accordingly. It may thus be inferred that HVs elicit the interaction between humanized healthcare and its users. Planning and reinforcement of health actions must be continuously improved when planning and conducting home visits.
Keywords: Home visit
Healthcare
Teaching
keywords: Visita Domiciliária
Assistência à Saúde
Ensino
DeCS: Visita Domiciliar
Assistência à Saúde
Ensino
Issue Date: 2011
Publisher: Associação brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citation: MARIN, Maria José Sanches. et al. O sentido da visita domiciliária realizada por estudantes de medicina e enfermagem: um estudo qualitativo com usuários de unidades de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva., Rio de Janeiro, v. 16, n. 11, p. :4357-4365, 2011.
ISSN: 1413-8123
Copyright: open access
Appears in Collections:IFF - Artigos de Periódicos



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