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Title: Estágio curricular do curso técnico de vigilância em saúde no município do Rio de Janeiro: percepções quanto à integração do técnico de vigilância em saúde na estratégia de saúde da família
Advisor: Monken, Mauricio
Members of the board: Matta, Gustavo Correa
Barcellos, Christovam
Authors: Vicente, Roseli Cruz de Oliveira
Coadvisor: Gondim, Grácia Maria de Miranda
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde.
Abstract: O estudo promove uma reflexão sobre as atividades práticas propostas para o Estágio do Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CTVISAU) tendo em vista a integração do Agente de Vigilância em Saúde no processo de Trabalho das Equipes de Saúde da Família. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. O método utilizado foi a Observação Participante com aplicação de entrevistas semi-estruturadas e a realização de 1 Grupo Focal ao final do Curso com os atores envolvidos no processo de trabalho integrado, proposto e desenvolvido no Estágio. Participaram da pesquisa: 10 Agentes de Vigilância em Saúde que são alunos do Curso Técnico de Vigilância em Saúde e 1 preceptor do referido curso. Estes alunos realizaram seu Trabalho de Campo e Estágio em uma Clínica da Família localizada no Município do Rio de Janeiro. Objetivo Geral: Analisar as atividades práticas previstas no Curso Técnico de Vigilância em Saúde da EPSJV/Fiocruz durante a realização do Estágio tendo em vista a integração do Agente de Vigilância em Saúde (AVS) no processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família. Objetivos específicos: descrever a percepção dos Agentes de Vigilância em Saúde e do Preceptor de Trabalho de Campo e Estágio em relação à integração do AVS no processo de Trabalho das Equipes de Saúde da Família a partir da vivência no Estágio do CTVISAU; Identificar, sistematizar e analisar as principais contribuições e desafios pedagógicos do Estágio do CTVISAU no que se refere à integração do Agente de Vigilância em Saúde no processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família. Os dados obtidos foram transcritos e analisados de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, foi possível apontar que a Integração não ocorre na prática. O Estágio Curricular do CTVISAU traz contribuições no que se refere à proposta de Integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Básica. A Formação Profissional possibilita o questionamento quanto ao processo de trabalho atual desenvolvido pelos AVSs, contudo, esses trabalhadores evidenciam a impossibilidade de intervenção junto às lideranças. As Formas de Organização do Processo de Trabalho apresentam fatores limitantes frente à perspectiva de Integração do AVS na Estratégia de Saúde da Família, com destaque para a Gestão do Trabalho, a produção diária, as metas pactuadas e a forma como o contrato com as Organizações Sociais (OSs) é regido.
Abstract: The study promotes reflection on learning activities for Stage Technical Course for Health Surveillance (CTVISAU) with a view to integrating the Agent Health Surveillance in the process of Working Family Health Teams. It is characterized by a qualitative descriptive research. The method used was participant observation with application of semi - structured interviews and conducting one focus group at the end of the course with the actors involved in the integrated , proposed and developed in Stage work process. Participated in the survey: 10 Health Surveillance Agents who are students of the Technical Course for Health Surveillance and one preceptor of that course. These students held their Field Work and Internship in a Family Clinic located in the municipality of Rio de Janeiro. General Objective: To analyze the practical activities under the Technical Course Surveillance EPSJV / Fiocruz Health during the course of the internship in order to integrate the Agent Health Surveillance (AVS) in the work process of the Family Health Teams . Specific Objectives: To describe the perception of the Agents of Health Surveillance and Preceptor of Field Work and Internship in the integration of the AVS Working in the process of Family Health Teams from the experience in Stage CTVISAU; To identify, classify and analyze key contributions and pedagogical challenges of Stage CTVISAU with regard to the integration of Agent Health Surveillance in the work process of the Family Health Teams. The data were transcribed and analyzed according to the method of content analysis of Bardin. As a result, it was possible to point out that the integration does not occur in practice. The Curriculum Stage CTVISAU brings contributions with regard to the proposed integration of the Health Surveillance in Primary Care. Vocational training enables the questioning as to the current working process developed by AVSs, however, these workers showed the impossibility of intervention among leaders. Forms of Organization Work Process exhibit limiting factors facing the prospect of integration of AVS in the Family Health Strategy , with emphasis on the Management of Labour, daily production , the agreed goals and how the contract with the Social Organizations (OSs) is governed.
Keywords: Health Professional Education
Health Surveillance
Primary Health Care
Curricular Internship
keywords: Educação Profissional em Saúde
Vigilância em Saúde
Atenção Básica à Saúde
Estágio Curricular
DeCS: Educação Profissional em Saúde Pública
Vigilância em Saúde Pública
Atenção Primária à Saúd
Estágios
Issue Date: 2014
Publisher: EPSJV
Citation: VICENTE, Roseli Cruz de Oliveira. Estágio curricular do curso técnico de vigilância em saúde no município do Rio de Janeiro: percepções quanto à integração do técnico de vigilância em saúde na estratégia de saúde da família. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, 2014
Date of defense: 2014-08-29
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Coordenação de Pós-Graduação
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - PPGEPS - Dissertações de Mestrado

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