Browsing by Author "Sousa, Isabela Cabral Félix de"
Now showing items 31-50 of 77
-
O ensino de Ciências no contexto dos anos iniciais da escola fundamental: a formação docente e as práticas pedagógicas
Muline, Leonardo Salvalaio | Date Issued: 2018O Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental tem sido tema de debates na agenda acadêmica. Oferecer aos alunos uma educação científica de qualidade é ponto chave para o desenvolvimento científico e tecnológico ... -
O ensino de ciências no sexto ano escolar: contribuições de atividades práticas e colaborativas no processo de aprendizagem.
Bevilacqua, Gabriela Dias | Date Issued: 2012O desenvolvimento da educação científica no ensino básico é discutido e ressaltado tanto por teóricos da área de ensino como pelo governo brasileiro, como pode ser observado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A ... -
Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis
Almeida, Maria da Conceição Vicente de | Date Issued: 2021A presente pesquisa tem como foco de estudo o ensino de Ciências e Saúde no Ensino Fundamental I, estabelecendo um diálogo entre a prática curricular, o conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – que ... -
Estudo das convergências em pesquisa e ensino de ciência e arte a partir da análise documental e metodológica
Oliveira, Denise Figueira de | Date Issued: 2012A relação entre a ciência e a arte está inscrita na história da humanidade e no percurso de sua construção do conhecimento. Esta relação, e seu potencial para a educação, parecem ser subaproveitados nos ambientes de ensino ... -
Facilitação educativa em Tuberculose baseada na abordagem centrada na pessoa para adolescentes afetados pela doença
Mendes, Clara Carvalho | Date Issued: 2022A tuberculose (TB) continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo e os adolescentes são um grupo frequentemente negligenciado nas agendas de pesquisa e estratégias de controle da TB. Os adolescentes têm ... -
Feiras de Ciências: uma proposta pedagógica de inserção da Educação Ambiental Crítica em uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro
Nascimento, Marcia Regina Barbosa do | Date Issued: 2021A crise socioambiental é uma realidade da modernidade que desafia a escola buscar práticas pedagogicas que favoreceram a percepção que os seres humanos são natureza. Nesse sentido, a presente pesquisa investigou as ... -
A figura central do orientador para os egressos do Programa de Vocação Científica do Rio de Janeiro
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2009 -
Filosofia na escola pública
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2003Resenha do livro “Filosofia na Escola”, sendo dividido em três seções. A primeira explica os fundamentos filosóficos, históricos e metodológicos da proposta de filosofar em sala de aula. A seguir, descreve as características ... -
Gênero e iniciação científica: a predominância feminina no Programa de Vocação Científica na visão de seus alunos
Sousa, Isabela Cabral Félix de et al. | Date Issued: 2007 -
O grau de clareza quanto às escolhas profissionais de moças e rapazes do ensino médio participantes do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2007 -
Historietas usadas en el proceso enseñanza-aprendizaje: el pensamiento de los niños de primaria con relación a la hanseniasis (lepra)
Cabello, Karina Saavedra Acero et al. | Date Issued: 2011 -
Uma história em quadrinhos para o ensino e divulgação da hanseníase
Cabello, Karina Saavedra Acero et al. | Date Issued: 2010Atualmente, a hanseníase se constitui em um problema de saúde pública no Brasil. Medos e estigmas sobre esta doença prevalecem nas pessoas, fazendo com que o preconceito continue e o diagnóstico seja mais difícil. Este ... -
Iniciação científica de estudantes de ensino médio: um olhar sobre esta formação em uma instituição de pesquisa biomédica brasileira
Sousa, Isabela Cabral Félix de et al. | Date Issued: 2017O programa de vocação científica desenvolvido ao longo dos últimos trinta anos por uma instituição de pesquisa brasileira nas áreas de ciências da vida e da saúde visa "distinguir os alunos do ensino médio que se identificam ... -
A inserção da Educação Ambiental em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicascaminhos para a interdisciplinaridade?
Garrido, Luciana dos Santos | Date Issued: 2016Segundo a Lei 9.795/99, a Educação Ambiental no Brasil deve ser oferecida como prática contínua, permanente e integrada em todos os níveis da educação. Nas universidades, a dimensão ambiental deve constar nos currículos ... -
A integração de brasileiras em Roma: dificuldades e conquistas
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2007Este estudo enfatiza a integração de imigrantes brasileiras em Roma. A pesquisa se ancora teoricamente na perspectiva das relações de gênero priorizando o fortalecimento feminino e a maior visibilidade das mulheres no ... -
Interculturalidade e formação profissional de Agentes Indígenas de Saúde a partir da experiência do Alto Purus
Alves, Alcilene Oliveira | Date Issued: 2018Esta tese discute as formações de Agentes Indígenas de Saúde no contexto sociohistórico e geográfico do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus. A análise retrata aspectos da formação profissional, preconizada ... -
Interculturalidade e formação profissional de agentes indígenas de saúde na região do alto rio Purus, Brasil
Alves, Alcilene Oliveira et al. | Date Issued: 2020Este artigo discute a perspectiva intercultural na formação de Agentes Indígenas de Saúde no contexto da região do Alto Rio Purus/Brasil. Procura-se discutir a experiência da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha ... -
A internacionalização acadêmica em sítios eletrônicos e em instituições cariocas
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2020 -
Jovens Multiplicadores de um Programa de Prevenção de DST/AIDS no Estado do Rio de Janeiro: uma análise da experiência da educação entre pares
Rosa, Rosângela de Fátima Campos | Date Issued: 2010O estudo analisa o perfil e as atividades educativas desenvolvidas por um grupo de jovens que participaram como multiplicadores de um Programa Governamental de Prevenção em DST/AIDS, voltado para escolas públicas no ... -
Jovens na iniciação científica: experiências de gênero e emoções
Santos, Bruna Navarone et al. | Date Issued: 2019Este trabalho privilegia as experiências de gênero e as emoções de alunos(as) de Ensino Médio do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz. Investigamos se e como as emoções estão relacionadas a estereótipos ...