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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52478
Type
ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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FEIRAS DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS, RIO DE JANEIRO
Educação Ambiental Crítica
Ensino de Ciências
Escola Pública
Nascimento, Marcia Regina Barbosa do | Date Issued:
2021
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A crise socioambiental é uma realidade da modernidade que desafia a escola buscar práticas pedagogicas que favoreceram a percepção que os seres humanos são natureza. Nesse sentido, a presente pesquisa investigou as contribuições das Feiras de Ciências na promoção da Educação Ambiental Crítica (EAC) em diálogo com o Ensino de Ciências. Para isso, estudou-se publicações acadêmicas disponíveis no banco de dados do Google Scholar entre o período de 2015 e 2019, que continham palavras-chave que envolviam o tema. Paralelamente, avaliou-se os resumos que abordaram a EAC nas edições de 2016, 2017 e 2018 da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). De forma complementar, investigou-se a participação das escolas na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Duque de Caxias (FEMUCTI). Essas duas Feiras de Ciências, FECTI e FEMUCTI, formaram a base da pesquisa-ação-participante, na qual um grupo de estudantes mediados pela educadora-pesquisadora apresentou os trabalhos desenvolvidos sobre as realidades da comunidade e da escola investigada do Ensino Fundamental no município de Duque de Caxias. Além disto, entrevistas semiestruturadas foram realizadas com educadores e estudantes a fim de investigar suas percepções sobre as Feiras de Ciências como prática pedagógica A metodologia adotada para análise dos relatos de estudantes e educadores foi a Análise de Conteúdo. A análise dos resumos da FECTI mostrou que as escolas públicas são mais participativas do que as escolas particulares e que as educadoras e meninas participaram mais que os educadores e meninos na FECTI. Fato também observado na escola investigada, as meninas participaram mais do que os meninos nos projetos das Feiras de Ciências como também nas entrevistas semiestruturadas. Os estudantes e educadores da escola entrevistada concordaram que os projetos e as Feiras de Ciência são uma forma diferente de troca e construção de saberes a partir da interação social. Percebeu-se durante a pesquisa-ação que os estudantes participantes das Feiras de Ciência desenvolveram mais autonomia, confiança, capacidade de trabalhar em grupo e interesse em construir e partilhar saberes. Sendo assim, conclui-se que as Feiras de Ciências são uma estratégia pedagógica de grande potencial para o Ensino de Ciências e para a inserção da EAC nos espaços formais e não formais de ensino.
Abstract
The socio-environmental crisis is a modern reality that challenges the school to search for a pedagogical practice that includes ways of thinking that humans are part of nature. In this context, this research evaluated the contributions of Science Fairs in promoting Critical Environmental Education (CEA) in dialogue with Science Teaching. For this, it was studied academic publications available in the Google Scholar database, and published between the period of 2015 and 2019, which contained keywords involving the theme. In parallel, it was evaluated CEA approaches in abstracts addressed to the 2016, 2017 and 2018 editions of the Science, Technology and Innovation Fair of the State of Rio de Janeiro (FECTI). In addition, it was investigated the participation of schools in the Duque de Caxias Science, Technology and Innovation Fair (FEMUCTI). These two Science Fairs, FECTI and FEMUCTI, were the basis of the participatory-action research, whereby a group of students, under mediation by the educator-researcher, presented their works about the realities of the investigated community and the elementary school in Duque de Caxias. Furthermore, semi-structured interviews were carried out with educators and students in order to investigate their perceptions of these fairs as a pedagogical practice The methodology adopted for analyzing the reports of students and educators was Content Analysis. The analysis of FECTI abstracts showed that there have been more works from public schools than private schools, and women educators and girls were more involved than men educators and boys in FECTI. Similarly, the girls from the investigated school participated significantly more than boys in the Science Fair projects as well as in the interviews.Students and educators from the interviewed school agreed that projects and Science Fairs are a different form of exchanging and construction of knowledge based on social interaction. It was noticed that the students participating in the Science Fairs developed more autonomy, confidence and the ability to work in groups and share their knowledge. Therefore, it is concluded that Science Fairs are a pedagogical strategy with great potential for Science Teaching and for the insertion of CEA in formal and non-formal teaching spaces.
Keywords in Portuguese
Feiras de CiênciasEducação Ambiental Crítica
Ensino de Ciências
Escola Pública
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