Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19394
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASCAMINHOS PARA A INTERDISCIPLINARIDADE?
Meio Ambiente
Educação Superior
Estudos Interdisciplinares
Disciplinas das Ciências Biológicas
Ensino
Garrido, Luciana dos Santos | Date Issued:
2016
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Segundo a Lei 9.795/99, a Educação Ambiental no Brasil deve ser oferecida como prática contínua, permanente e integrada em todos os níveis da educação. Nas universidades, a dimensão ambiental deve constar nos currículos de formação de professores em uma perspectiva inter, multi e transdisciplinar e nesse sentido a Educação Ambiental Crítica, devido ao seu caráter integrador e totalizante, pode contribuir. Essa tese teve como objetivo analisar a interdisciplinaridade da Educação Ambiental e para isso foram selecionados os cursos de Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo teve como referencial teórico a Educação Ambiental Crítica, a Teoria da Complexidade, Temas Geradores e a Metodologia da Interdisciplinaridade. Foi desenvolvido em duas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro e contou com a participação de coordenadores e discentes dos cursos pesquisados. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental ainda não ocorre interdisciplinarmente em todas as disciplinas nos cursos pesquisados e isso se reflete na formação dos discentes, que em sua maioria, vão sair da graduação, sem estarem aptos a trabalhar a temática ambiental. Na tentativa de auxiliar a formação ambiental dos cursos pesquisados, essa tese sugere algumas temáticas que podem ser abordadas de acordo com o contexto
Abstract
According to Law 9.795 / 99, Environmental Education in Brazil should be offered as a continuous, permanent and integrated practice at all levels of education. In universities, the environmental dimension should be included in the curriculum of teacher formation in an inter, multi and transdisciplinary perspective and in this sense, Critical Environmental Education, due to its integrating and total character, can contribute. Therefore, this thesis aimed to analyze if interdisciplinarity of Environmental Education is implemented in a Pedagogy and Biological Sciences courses. The study used as the theory of Critical Environmental Education, Complexity Theory, Generating Themes and the Methodology of Interdisciplinarity. It was developed in two public universities of the State of Rio de Janeiro and selected coordinators and students to be interviewed. The results showed that Environmental Education still doesn`t occur interdisciplinarily in all disciplines in the courses studied and this is reflected in the formation of the students, who, in the majority, will leave the university, without being able to work on the environmental theme. In an attempt to help the environmental training courses studied, this thesis suggests some themes that can be approached according to the context
DeCS
Educação AmbientalMeio Ambiente
Educação Superior
Estudos Interdisciplinares
Disciplinas das Ciências Biológicas
Ensino
Share