Navegação por autor "Farbiarz, Jackeline Lima"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Construção de jogos e aprendizagem nos artigos da SBgames: onde design e educação se encontram?
Dias, Cynthia Macedo et al. | Data do documento: 2016Considerando a criação de jogos não só como um campo fértil para aprendizagens e criação colaborativa, mas também como uma prática de Design, o presente artigo busca identificar elementos para responder à questão: quais ... -
Criação de jogo analógico na educação profissional em saúde: colaboração e dialogismo no desenvolvimento de um olhar crítico
Dias, Cynthia Macedo et al. | Data do documento: 2020Este trabalho tem como objetivo discutir a criação de um jogo analógico sobre uma questão de saúde (o Sistema de Regulação de vagas do Sistema Único de Saúde) com estudantes no contexto da Educação Profissional em ... -
Desenhar jogos rascunhando relações na educação profissional em saúde
Dias, Cynthia Macedo et al. | Data do documento: 2021Discute uma prática de criação de jogos analógicos como estratégia colaborativa de aprendizagem na Educação Profissional em Saúde. A pesquisa busca sustentar o Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos ... -
Design mediando dialogismo na criação de jogos analógicos na escola
Dias, Cynthia Macedo et al. | Data do documento: 2021Esta pesquisa discute uma face da criação de jogos analógicos por alunos e professores como estratégia de construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino- aprendizagem, mediada por abordagens metodológicas do ... -
Entrevista coletiva com o jogo dixit na pesquisa com alunos: cartas ilustradas provocando memórias e diálogos
Dias, Cynthia Macedo et al. | Data do documento: 2022 -
Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos
Dias, Cynthia Macedo | Data do documento: 2020O tema desta pesquisa é a criação e adaptação de jogos analógicos por alunos e professores, como estratégia de construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem, fundamentada em competências do Design. ... -
Jogos como gêneros multimodais: análise e elaboração crítica para multiletramentos
Dias, Cynthia Macedo et al. | Data do documento: 2019O presente artigo traz como hipótese que os jogos são mídias expressivas e multimodais, carregadas de discursos, que podem materializar e suscitar múltiplas construções de sentidos, para além de serem objetos de entretenimento. ... -
Olhares para o design de jogos analógicos em contextos formais de educação básica brasileira: abordagens projetuais participativas na construção de situações de ensino-aprendizagem polifônicas
Dias, Cynthia Macedo et al. | Data do documento: 2020Objetivo deste artigo é discutir processos participativos de design de jogos analógicos que buscam inserir saberes de grupos sociais invisibilizados em contextos da Educação Básica e incluir a participação dos estudantes ... -
Reconhecendo lugares educativos: metodologias participativas, práticas interacionais, multimodais e inclusivas
Farbiarz, Jackeline Lima et al. | Data do documento: 2022