Browsing by Subject "Jogos de Vídeo"
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As representações de ciência e cientistas em jogos digitais de entretenimento: uma análise da franquia Fallout
| Date Issued: 2023O campo da Divulgação Científica (DC) abrange as diversas formas que assuntos das ciências são compartilhados ou discutidos com o público. Uma das abordagens de pesquisa relevantes no campo de estudos em DC se volta para ... -
Cooperação ou competição? Avaliação de uma estratégia lúdica de ensino de Biologia para o Ensino Médio e o Ensino Superior
| Date Issued: 2009Atividades lúdicas como jogos podem criar situações favoráveis à aquisição de conhecimento. Entretanto a maioria dos jogos possui um caráter competitivo. Uma alternativa a competição é o uso de jogos cooperativos, cujas ... -
Elaboração de uma ferramenta lúdica sobre o tema dengue utilizando linguagem computacional
| Date Issued: 2010O uso da tecnologia computacional vem se expandindo nas escolas brasileiras e o interesse despertado por tal ferramenta é um agente facilitador na aquisição de informações sobre todo tipo de temas e, no caso específico ... -
Games e a “ciência de Galton” referências à eugenia no jogo eletrônico Red Dead Redemption 2
| Date Issued: 2023O artigo analisa como o jogo eletrônico Red Dead Redemption 2, lançado em 2018 pela produtora Rockstar Games, aborda a temática da eugenia no contexto histórico do velho oeste estadunidense, local de ambientação do game. ... -
“GDD-Sério”: uma proposta de game design document (GDD) para desenvolvimento de jogos sérios
| Date Issued: 2023O Game Design Document (GDD) é uma ferramenta que reúne informações sobre elementos de um jogo a ser desenvolvido, a fim de serem compartilhadas entre uma equipe de desenvolvimento. Diante da diversidade de modelos possíveis ... -
Health é vida? Consumo simbólico em jogos digitais de entretenimento
| Date Issued: 2020Esta pesquisa sobre consumo de sentidos de saúde se volta para jogadores, dando sequência a uma pesquisa de mestrado, que havia mostrado que jogos de entretenimento são capazes de produzir sentidos de saúde de diversas ... -
A influência dos games no comportamento social dos jovens
| Date Issued: 2010 -
Medal of Honor: a história monumental em narrativas lúdicas
| Date Issued: 2019Este texto apresenta algumas relações entre Games, História e Monumentos. Parte-se do princípio que o uso de referências e discursos vinculados a temas históricos na produção de games é uma forma de monumentalização de ... -
O SuperSUS na construção de processos para a comunicação e Saúde com o público jovem
| Date Issued: 2023A Comunicação e Saúde traz perspectivas importantes para a construção de estratégias que fortaleçam o Sistema Único de Saúde como política pública. Os jogos têm sido construtos importantes nesse processo, seja por sua ... -
Planeta Perdido: um docugame para a divulgação de astronomia
| Date Issued: 2019O presente trabalho propõe estudar como o documentário, apresentado num formato interativo, pode ser utilizado para a divulgação de assuntos científicos, em especial de astronomia. Para isso realizamos o protótipo de um ... -
Redesign of a game to prevent exogenous poisoning: adding risks and forms of participation
| Date Issued: 2023Em 2016, o jogo digital Quem deixou isso aqui?! foi lançado um jogo sério que visa sensibilizar os pais sobre os riscos de intoxicações exógenas presentes num agregado familiar comum e as principais formas de prevenção. ... -
Sentidos da saúde em jogos digitais
| Date Issued: 2016A saúde é um tema plural e de interesse geral da população, com uma produção simbólica que não se restringe a um campo de práticas profissionais e é um conceito vulgar, no sentido de que está ao alcance de qualquer pessoa. ...