Advisor | Lemos, Evelyse dos Santos | |
Author | Amaral, Joyce Frade Alves do | |
Access date | 2016-03-28T12:45:44Z | |
Available date | 2016-03-28T12:45:44Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | AMARAL, J. F. A. do. Área de Ensino reflexões a partir dos programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros centrados nas Biociências e Saúde. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13354 | |
Abstract in Portuguese | O presente trabalho surgiu como decorrência da minha atuação profissional, de cerca de seis anos, com divulgação científica no Museu da Vida (Fiocruz). Nesta trajetória, ao perceber que a expectativa da maior parte dos docentes que interagem com o referido espaço formativo convergem para a questão da aprendizagem de conceitos científicos, me questionei sobre o papel do ensino de Biologia e, especificamente, sobre que aspectos caracterizam o ensino das Biociências e Saúde como área de conhecimento. Assim, buscamos referências sobre a área de Educação em Ciência, como é denominada no âmbito internacional, e de Ensino de Ciências, como é oficialmente denominada no contexto da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), instância que, regulamenta e avalia os Programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros. Portanto, esta investigação se caracteriza como um estudo documental, por meio do qual, em um primeiro momento, caracterizamos campo de conhecimento e, a partir daí, a identidade do campo de ensino de ciências e, dentro deste, das Biociências e Saúde
Neste segundo momento, analisamos os Programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros da área, utilizando os dados disponíveis nas suas páginas web em fevereiro de 2012. A análise envolveu a construção de categorias a partir dos aspectos comuns e específicos dos mesmos. O estudo nos permitiu concluir que a estrutura e funcionamento das pós-graduações brasileiras, contexto formativo de profissionais do campo, funcionam de forma coerente com o que se espera delas no contexto do campo de conhecimento, pois ela está atenta ao perfil dos que ingressam por meio da seleção, oferece formação considerando o perfil dos seus profissionais pelas áreas de concentração, linha de pesquisa e disciplinas e forma contemplando o conhecimento já produzido e desenvolvendo pesquisas com questões características do campo, especificamente ocupado com a integração de conhecimentos científicos (disciplinares) e pedagógicos | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Áreas do Conhecimento | pt_BR |
Title | Área de Ensino reflexões a partir dos programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros centrados nas Biociências e Saúde | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 07-23-2013 | pt_BR |
Departament | Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | This work arose as a natural result from my professional experience about six years
with scientific communication at Museum of Life (Fiocruz). In this trajectory, real
izing
that the expectation of the majority of teachers who interact with that space in Fiocruz
converge on the issue of learning scientific concepts, I wondered about the role of
biology teaching and specifically on aspects that characterize teaching of Bi
osciences
and Health as a knowledge area. Thus, we looked for references on the area of
Science Education, as it is known internationally, and Science Teaching, as it is
officially called in the context of CAPES (Coordination of Improvement in Personal
and
College), it‟s a institution that regulates evaluate Brazilians
Stricto sensu
postgraduate programs. Therefore, this research is characterized as a documental
study, through which, at first, we characterized what is a knowledge field, and from
there, the
identity of Science Education field and the Biosciences and Health. In a
second stage, we analyzed the
Stricto sensu
postgraduate programs in the area,
using the data available on their web sites on February 2012. This analysis involved
the construction of
categories constructed from the common and specific aspects
from the Programs. It can be concluded that these Programs have similar structure
and functioning about what is expected in a knowledge field. They are aware in the
profile of the candidate throu
gh selection process, consider the profile of its
professionals by concentrations areas, line if research and subjects. And from
contemplating the knowledge produced and developing research questions which are
characteristic of t
he field, specificaly cente
red in grouping scientific and pedagogical
knowledges | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Member of the board | Vargas, Eliane Portes | |
Member of the board | Batista, Irinéa de Lourdes | |
Member of the board | Selles, Sandra Lucia Escovedo | |
Member of the board | Vianna, Deise Miranda | |
Member of the board | Moreira, Marco Antonio | |
DeCS | Ensino | pt_BR |
DeCS | Programas de Pós-Graduação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Disciplinas das Ciências Biológicas/educação | pt_BR |
DeCS | Ciência/educação | pt_BR |