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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12871]
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AVALIAÇÃO DE SABERES SOBRE CÉLULA APRESENTADOS POR ALUNOS INGRESSANTES EM CURSOS SUPERIORES DA ÁREA BIOMÉDICA
Saberes prévios
Aprendizagem significativa
Ensino médio
Ensino superior
Author
Affilliation
Universidade Gama Filho. Núcleo de Disciplinas de Ciências Biomédicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Gama Filho. Núcleo de Disciplinas de Ciências Biomédicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
CNEN. IEN. Instituto de Engenharia Nuclear. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Gama Filho. Ciências da Computação. Laboratório de Computação Avançada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - LAEFIB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Gama Filho. Núcleo de Disciplinas de Ciências Biomédicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
CNEN. IEN. Instituto de Engenharia Nuclear. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Gama Filho. Ciências da Computação. Laboratório de Computação Avançada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - LAEFIB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Neste trabalho objetivamos avaliar a qualidade de saberes
referentes à área de biologia celular apresentados por 235 alunos
ingressantes em uma Universidade pública federal situada no Estado do Rio
de Janeiro bem como investigar alguns aspectos referentes aos recursos
pedagógicos acessíveis aos alunos durante o ensino médio. Para tal,
questionários foram aplicados no primeiro dia de aula. Os resultados
revelam que um terço do total dos entrevistados demonstraram
compreender a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos.
Conceitos corretos sobre célula foram apresentados de forma simplista.
Identificamos a limitação dos alunos para definir termos mais complexos da
biologia celular. Referente aos recursos pedagógicos utilizados no ensino
médio, os resultados mostram que: a metade dos alunos entrevistados
nunca havia utilizado microscópio; o livro didático foi apontado como
principal instrumento pedagógico; ausência quase completa de aulas
práticas; utilização expressiva da mídia impressa para leitura de notícias
científicas. Concluímos que os alunos ingressantes avaliados nessa pesquisa,
em sua maioria, não apresentaram saberes prévios bem sedimentados na
área de Biologia Celular e que o ensino tradicional persiste nas escolas do
ensino médio.
Abstract
This work aimed to assess cell biology knowledge among 235
entering undergraduate students in a federal public university in Rio de
Janeiro State and also investigated some aspects related to pedagogical
resources to which these students had access during high school.
Questionnaires were applied on the first school day. Only a third of the total
students demonstrated to comprehend cell as a morphophysiological unity
of the living beings. Even correct concepts were presented in a simplistic
way, pointing to the need to reconstruct prior meanings. It was also
identified limited knowledge when students were asked to define more
complex terms related to cell biology. About pedagogical resources that
were used in high school, the following results are highlighted: half of the
evaluated students had never used a microscope; didactic book was the
main pedagogical instrument; lack of practical lessons; use of printed press
to read scientific news, especially high circulation newspapers and
magazines. The conclusion of this work reveal that most of the students
lack the basic knowledge about cell and the traditional teaching persists in
the high schools.
Keywords in Portuguese
CélulaSaberes prévios
Aprendizagem significativa
Ensino médio
Ensino superior
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