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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17811
DISCUTINDO A FÍSICA DAS MARÉS COMO PROPOSTA PARA A CRISE DE ENERGIA ELÉTRICA
Ferreira, Jean Coelho | Date Issued:
2016
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Formar cidadãos capazes de compreender, interagir e discutir situações cotidianas como a crise de energia elétrica e o fenômeno de maré, destacando a relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade na solução de problemas, deve ser uma das bases para o ensino atual. Este trabalho tem a intenção de verificar a aprendizagem de alunos de nível superior e médio da rede pública de ensino quanto ao conteúdo de Física: força gravitacional, através de uma atividade específica: Investigando a Física das marés com abordagem CTS, produzidas por Coelho (2013) para seu trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF \2013 UFRJ). As atividades propostas utilizam o enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e metodologia em Atividades Investigativas (AI) como referenciais teóricos e exploram diversos recursos como artigos de jornal, para falar sobre a crise energética de 2001 (o apagão) e de 2012, mangá (Naruto de Masashi Kishimoto) e o filme \201CO todo poderoso\201D, para investigar o fenômeno físico das marés, e sua utilização na produção de energia. Acreditamos que as atividades propostas ajudam no desenvolvimento das habilidades de argumentação e trabalho coletivo dos participantes, com o objetivo de torná-los mais participativos durante o processo de ensino e aprendizagem. As discussões dos participantes foram registradas em áudio, e foram transcritas e analisadas através do padrão de argumentação de Toulmim (2006) e os indicadores de alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2010). A análise dos dados aponta o êxito do material em gerar discussões quanto a elementos do cotidiano, implicando em tomadas de decisões criticas quanto à matriz energética nacional. Além disso, esta pesquisa nos permitiu verificar a aprendizagem do conteúdo de Física proposto
Abstract
Train citizens able to understand, interact and discuss everyday situations such as the energy crisis and the tidal phenomenon, highlighting the relationship between science, technology and society in solving problems should be a basis for the current teaching. This work intends to verify the learning of top-level students and average public school on the content of physics: gravitational force, through a specific activity: Investigating physics of tides with CTS approach, produced by Coelho (2013 ) for his work of completion of the Bachelor's Degree in Physics from the Physics Institute of the Federal University of Rio de Janeiro (IF - UFRJ). The proposed activities use the focus on Science, Technology and Society (CTS) and methodology for Investigative Activities (AI) as reference theoretical and explore various features such as newspaper articles, to talk about the energy crisis of 2001 (the blackout) and 2012 , manga (Naruto Masashi Kishimoto) and the movie "the Almighty," to investigate the physical phenomenon of the tides, and its use in energy production. We believe that the proposed activities help in the development of reasoning skills and collective work of participants, in order to make them more involved in the process of teaching and learning. The discussions of the participants were recorded in audio, and were transcribed and analyzed using standard Toulmim's argument (2006) and scientific literacy indicators Sasseron and Carvalho (2010). Data analysis indicates the success of the material to generate discussions about everyday elements, implying taken critical decisions regarding the national energy matrix. Furthermore, this research has allowed us to verify the learning of the proposed physical content
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