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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18398
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
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A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM TRÊS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE
Política de Saúde
Educação Continuada
Descentralização
Regionalização
Políticas Públicas de Saúde
Avaliação em saúde
Avaliação de programas e projetos de saúde
Sistema Único de Saúde
Brasil
Macedo, Bruno Costa de | Date Issued:
2016
Alternative title
Institutionalizing of the National Permanent health education's Policy (PNEPS) in three states in the Northeast of BrazilAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil
Abstract in Portuguese
O presente estudo analisou a conformação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em três estados da região Nordeste a partir de seu caráter interfederativo, reafirmado pelo Pacto Pela Saúde. Buscou-se responder como a Política de Educação Permanente em Saúde se institucionalizou na região Nordeste? Para isso, o percurso metodológico empregou a triangulação de métodos, recorrendo a pesquisa documental e análise de conteúdo dos Planos de Saúde, de Educação Permanente em Saúde e Relatórios Anuais de Gestão; além da aplicação de um questionário on line aos gestores da política nas Secretarias de Estado da Saúde de Paraíba, Pernambuco e Sergipe sobre a PNEPS nos respectivos UF. A análise foi realizada por meio de oito categorias que possibilitaram identificar as relações interfederativas estabelecidas a partir da organização, dos objetivos, dos atores envolvidos, do controle, dos recursos, dos focos e dos espaços e instancias de governança. Como resultado identificou-se uma política pouco inovadora frente a Educação Continuada, marcada pela homogeneidade entre os estados e a fragmentação das ações. Centrada nos trabalhadores de nível superior, ao mesmo passo em que negligencia atores institucionais essenciais, constituiu-se uma política fortemente centralizada na esfera estadual, ao mesmo tempo em que os municípios demandam e definem as ações à serem executadas. Dentre os potenciais avanços, destaca-se o protagonismo das instituições de ensino para o desenvolvimento da política tanto enquanto executoras como parceiras no desenvolvimento de novas estratégias para o fortalecimento da integração ensino-serviço, a exemplo das Redes de Escolas SUS
DeCS
Educação em SaúdePolítica de Saúde
Educação Continuada
Descentralização
Regionalização
Políticas Públicas de Saúde
Avaliação em saúde
Avaliação de programas e projetos de saúde
Sistema Único de Saúde
Brasil
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