Advisor | Vianna, Deise Miranda | |
Author | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro | |
Access date | 2017-06-21T13:52:03Z | |
Available date | 2017-06-21T13:52:03Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | SOUZA, Eduardo Oliveira Ribeiro. Física em quadrinhos: uma abordagem de ensino. 2014. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19462 | |
Abstract in Portuguese | Física em Quadrinhos é um projeto que visa promover discussões sobre temas da Física entre alunos e o professor através da utilização de histórias em quadrinhos ou tirinhas. Sabendo que elas já tiveram como objetivo instruir a sociedade, queremos usá-las no ensino de Física de forma reflexiva valorizando as competências ligadas ao raciocínio e à leitura. Dentre as características dos quadrinhos ou tirinhas pode-se
afirmar que apresentam alto nível de informação e podem ser exploradas pelo professor e discutidas com os alunos e que demonstram estimular e desenvolver o hábito da leitura, enriquecendo o vocabulário do aluno. Seguindo referenciais teóricos tais como: Quadrinhos como recurso didático, Enfoque em CTS, Ensino por investigação, Argumentação na sala de aula e interação em múltiplas linguagens, este trabalho se desenvolveu da necessidade de avaliar as atividades com quadrinhos produzidos por Souza (2012) no seu trabalho de conclusão de curso de
Licenciatura em Física da UFRJ. Acredita-se que essas tirinhas e quadrinhos e as atividades propostas em sala de aula ajudam a trabalhar a capacidade crítica dos alunos. Os diálogos, registrados em áudio e vídeo em sala de aula, foram transcritos e analisados. Além disso, os alunos responderam em forma de escrita suas respostas às perguntas levantadas pelas tirinhas. Esses dados foram analisados segundo Toulmin (2007), que desenvolveu um padrão de argumento usado para
analisar a força e a qualidade das discussões e também acordo com Márquez, et al (2003), que apresentam a relação entre os diferentes tipos de linguagem (gestual, verbal, escrita, visual etc) entre outros autores. A análise dos dados mostra que as tirinhas aplicadas, em uma escola pública de rede federal de ensino, podem ser agente fomentador de discussão, facilitando a argumentação na sala de aula e a aprendizagem de Ciências. Além disso, este trabalho nos permite verificar que as
perguntas somadas às tirinhas se revelaram importantes elementos no processo de construção de significado e conhecimento científico. | pt_BR |
Sponsorship | CAPES | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | restricted access | |
Subject in Portuguese | Quadrinhos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Recurso Didático | pt_BR |
Subject in Portuguese | Física em Quadrinhos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Padrão do Argumento de Toulmin | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino em Ciências | pt_BR |
Title | Física em quadrinhos: uma abordagem de ensino | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2014-02-24 | |
Departament | Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | Physics in Comics is a project that aims to promote discussion on topics of Physics among students and teachers through the use of comic books or comic strips. Knowing that they have already had the objective of educating society, in this work we intended to use them by teaching Physics reflexively, enhancing skills related to reasoning and reading. Among the characteristics of comic strips we can state that
they present high-level information and that they can be exploited by the teacher and discussed among students, furthermore, they show they stimulate and develop the habit of reading, thereby enriching the vocabulary of the student. Following theoretical frameworks such as: Comics as a teaching resource, Focus on CTS, Education through research, Argumentation in classroom interaction and in multiple languages, this work is a project that evolved from the need to evaluate the activities with comics produced by Souza (2012) in his work on completion of the Bachelor's Degree in Physics from UFRJ. It is believed that these comic strips and the proposed activities helped to work the critical skills of students through dialogues. To prove so, audios and videos, that took place in the classrooms where they were proposed,
were recorded. These audios were transcripted and analyzed. In addition, students responded to questions raised by the strips in the form of writing. These data were analyzed according to Toulmin (2007), who developed a standard argument used to analyze the strength and quality of the discussions and also according to Márquez, et al (2003), which show the relationship between different types of language (gestural, verbal, written, visual, etc.) among other authors. Data analysis shows that the comics strips applied in a public federal school were able to raise discussion and
prepare students for them, facilitating argumentation in the classroom and in the learning of Sciences. Furthermore, this work allows us to verify that the questions added to the strips proved themselves as important elements in the meaning-making process and scientific knowledge. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Member of the board | Ferreira, Francisco Romão | |
Member of the board | Lima, Maria da Conceição Barbosa | |
Member of the board | Moreira, Ildeu Castro | |
Member of the board | La Rocque, Lucia Rodriguez de | |
Member of the board | Sousa, Guaracira Gouvêa de | |