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Title: Física em quadrinhos: uma abordagem de ensino
Advisor: Vianna, Deise Miranda
Members of the board: Ferreira, Francisco Romão
Lima, Maria da Conceição Barbosa
Moreira, Ildeu Castro
La Rocque, Lucia Rodriguez de
Sousa, Guaracira Gouvêa de
Authors: Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Física em Quadrinhos é um projeto que visa promover discussões sobre temas da Física entre alunos e o professor através da utilização de histórias em quadrinhos ou tirinhas. Sabendo que elas já tiveram como objetivo instruir a sociedade, queremos usá-las no ensino de Física de forma reflexiva valorizando as competências ligadas ao raciocínio e à leitura. Dentre as características dos quadrinhos ou tirinhas pode-se afirmar que apresentam alto nível de informação e podem ser exploradas pelo professor e discutidas com os alunos e que demonstram estimular e desenvolver o hábito da leitura, enriquecendo o vocabulário do aluno. Seguindo referenciais teóricos tais como: Quadrinhos como recurso didático, Enfoque em CTS, Ensino por investigação, Argumentação na sala de aula e interação em múltiplas linguagens, este trabalho se desenvolveu da necessidade de avaliar as atividades com quadrinhos produzidos por Souza (2012) no seu trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Física da UFRJ. Acredita-se que essas tirinhas e quadrinhos e as atividades propostas em sala de aula ajudam a trabalhar a capacidade crítica dos alunos. Os diálogos, registrados em áudio e vídeo em sala de aula, foram transcritos e analisados. Além disso, os alunos responderam em forma de escrita suas respostas às perguntas levantadas pelas tirinhas. Esses dados foram analisados segundo Toulmin (2007), que desenvolveu um padrão de argumento usado para analisar a força e a qualidade das discussões e também acordo com Márquez, et al (2003), que apresentam a relação entre os diferentes tipos de linguagem (gestual, verbal, escrita, visual etc) entre outros autores. A análise dos dados mostra que as tirinhas aplicadas, em uma escola pública de rede federal de ensino, podem ser agente fomentador de discussão, facilitando a argumentação na sala de aula e a aprendizagem de Ciências. Além disso, este trabalho nos permite verificar que as perguntas somadas às tirinhas se revelaram importantes elementos no processo de construção de significado e conhecimento científico.
Abstract: Physics in Comics is a project that aims to promote discussion on topics of Physics among students and teachers through the use of comic books or comic strips. Knowing that they have already had the objective of educating society, in this work we intended to use them by teaching Physics reflexively, enhancing skills related to reasoning and reading. Among the characteristics of comic strips we can state that they present high-level information and that they can be exploited by the teacher and discussed among students, furthermore, they show they stimulate and develop the habit of reading, thereby enriching the vocabulary of the student. Following theoretical frameworks such as: Comics as a teaching resource, Focus on CTS, Education through research, Argumentation in classroom interaction and in multiple languages, this work is a project that evolved from the need to evaluate the activities with comics produced by Souza (2012) in his work on completion of the Bachelor's Degree in Physics from UFRJ. It is believed that these comic strips and the proposed activities helped to work the critical skills of students through dialogues. To prove so, audios and videos, that took place in the classrooms where they were proposed, were recorded. These audios were transcripted and analyzed. In addition, students responded to questions raised by the strips in the form of writing. These data were analyzed according to Toulmin (2007), who developed a standard argument used to analyze the strength and quality of the discussions and also according to Márquez, et al (2003), which show the relationship between different types of language (gestural, verbal, written, visual, etc.) among other authors. Data analysis shows that the comics strips applied in a public federal school were able to raise discussion and prepare students for them, facilitating argumentation in the classroom and in the learning of Sciences. Furthermore, this work allows us to verify that the questions added to the strips proved themselves as important elements in the meaning-making process and scientific knowledge.
keywords: Quadrinhos
Recurso Didático
Física em Quadrinhos
Padrão do Argumento de Toulmin
Ensino em Ciências
Issue Date: 2014
Citation: SOUZA, Eduardo Oliveira Ribeiro. Física em quadrinhos: uma abordagem de ensino. 2014. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2014.
Date of defense: 2014-02-24
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado

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