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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20661
O MEIO AMBIENTE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SUA RELAÇÃO COM O CONTEÚDO DE WEBSITES E A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES ESCOLARES BASEADAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Ensino Fundamental e Médio
Meios de Comunicação
Mídias Sociais/utilização
Internet
Silva, Bianca Della Líbera da | Date Issued:
2013
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os problemas ambientais que vivenciamos hoje são fruto de uma longa história de degradação do ambiente pelo ser humano, e fazer com que a sociedade entenda tais problemas de uma forma mais sistêmica é uma das tarefas da Educação Ambiental (EA). O primeiro passo para uma EA emancipatória é contribuir para a construção de um conceito de meio ambiente que inclua não só sua dimensão natural, mas também a social, a econômica, a histórica, a política e a cultural. Para tanto, precisamos conhecer o que os sujeitos pensam sobre essas questões, assim como o material utilizado no planejamento de nossas atividades educativas. Neste estudo qualitativo, acompanhamos cerca de 60 alunos do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro durante dois anos, verificando suas representações de ambiente através de desenhos. Os desenhos foram feitos assim que os alunos ingressaram no 6º ano e ao final do 7º ano, após várias atividades curriculares e extracurriculares \2013 discussões em sala de aula, campanha de preservação da água, participação em eventos ligados à Rio +20 \2013 relacionadas a questões ambientais. Também foi feito um grupo focal com alunos ao final do 7º ano, a fim de esclarecer alguns pontos relacionados à sua percepção de problemas ambientais. Verificamos, inicialmente, uma tendência à visão naturalista do ambiente, e uma pequena mudança em suas representações depois de participarem das atividades, com maior incorporação de questões sociais
Paralelamente, professores responderam a um questionário sobre o uso da Internet em suas atividades escolares, e analisamos o conteúdo ambiental presente em páginas listadas pela ferramenta de busca Google relativas ao tema água. Este foi considerado como de interesse por professores e alunos, além de ter sido o conteúdo programático do período em que as páginas foram coletadas. As páginas apresentaram visões de ambiente que transitam entre diferentes vertentes da EA \2013 mais naturalista ou mais social \2013, o que é natural frente aos diferentes conceitos de ambiente existentes. Os resultados sugerem que estamos caminhando no sentido de consolidar um conceito de meio ambiente que inclua outras dimensões além da natural, e que ensino formal, informal e meios de comunicação são essenciais para a formação de sujeitos ambientalmente conscientes e responsáveis
Abstract
Today, we deal with a number of environmental issues related to the way in which human beings have been exploiting nature over the years. Environmental Education is responsible for making people understand such issues in a holistic way. Thus, we should help them develop a concept of environment which includes natural, social, economic, historical, political and cultural aspects. To do so, it is necessary to know both what people think about these issues and the materials we use in pedagogical activities. In this qualitative study, we worked with a group of about 60 elementary school children from a public school in Rio de Janeiro over a two-year period to understand what social representations of environment they shared. The children made drawings of the environment at the beginning of the 6th grade and at the end of the 7th grade, after having participated in a number of activities related to the environment, and these sets were compared. Also, a number of students from the 7th grade took part in a focus group, to help us understand better what they thought about environmental issues
At first these representations were mainly concerned with nature, but after the activities performed by the students they started to cover some social aspects. In the meantime, we asked teachers about the way they use the Internet for planning and teaching, and we also analyzed the environmental content of the ten first results retrieved by a Google search about water and environmental education. The topic was chosen based on the answers given by the teachers and the school syllabus. This content is a mix of different approaches to environmental education, which was expected due to the different existing concepts of environment. Our results suggest that a holistic concept of environment is being defined, and that both formal and non-formal education, together with the media are essential to raise public awareness of environmental issues
DeCS
Educação AmbientalEnsino Fundamental e Médio
Meios de Comunicação
Mídias Sociais/utilização
Internet
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