Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2315
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentável03 Saúde e Bem-Estar
04 Educação de qualidade
Collections
Metadata
Show full item record
AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM NUTRIÇÃO PARA CONTROLE DA OBESIDADE EM ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM DUAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Educação em Saúde
Práticas Nutricionais
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Avaliação de Processo
Health Education
Nutrition Policy
Process Assessment (Health Care)
Program Evaluation
Obesidade / prevenção & controle
Educação Alimentar e Nutricional
Programas de Nutrição
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Saúde do Adulto
Prevalência
Estudos de Casos
Gonçalves, Aline Leal | Date Issued:
2009
Alternative title
Evaluation of the implementation of educational activities on nutrition for control of obesity in adults: a case study in two health units in Rio de JaneiroAuthor
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo se propõe avaliar a implantação de ações educativas em nutrição voltadas ao controle da obesidade no Município do Rio de Janeiro (MRJ) no âmbito da atenção básica. O panorama da evolução nutricional da população brasileira revela que, enquanto declina a ocorrência da desnutrição em crianças e adultos em ritmo bem acelerado, aumenta a prevalência da obesidade. A escolha do município do Rio de Janeiro se justifica por apresentar prevalências de obesidade mais altas do que os de outros municípios brasileiros. Utilizou-se como estratégia metodológica o estudo de caso múltiplo. As duas unidades foram selecionadas levando-se em consideração o tempo de intervenção implantada na unidade e a organização institucional e a dimensão de atendimentos. A análise foi feita a partir da caracterização do grau de implantação das ações e de sua relação com o contexto organizacional . A intervenção se encontra de forma geral parcialmente implantada. Os dois casos observados apresentam fragilidades em aspectos diferentes. Observamos que a abordagem pedagógica predominante nos dois serviços é composta pela perspectiva tecnicista e pela abordagem política social. O contexto institucional, em relação aos dois casos, influencia negativamente a implantação completa das ações educativas. No caso A, a instabilidade e condições inadequadas, em se tratando do espaço físico, para realização das atividades de caráter individual constitui uma barreira importante. No caso B, a distribuição dos profissionais em prédios diferentes e distantes assim como ausência de uma figura responsável pela articulação entre esses profissionais torna a prática da interdisciplinaridade ainda mais complexa. Quanto ao contexto externo, verificou-se que a existência de uma estrutura urbana e de lazer, presente no caso A e ausente no caso B, acarretou diferenças consideráveis na prática da atividade física e, como a indicação da prática de exercícios é uma das recomendações para controle da obesidade, podemos relacionar o local de moradia que permite acesso gratuito e seguro como facilitador da atividade educativa. Portanto, para a melhoria da intervenção recomenda-se para o caso A uma maior atenção à organização do espaço físico aonde ocorrem as ações, e para o caso B uma observância mais cuidadosa em relação ao planejamento e regularidade das ações.
Abstract
The changing nutrition’s landscape of the Brazilian population shows that while declines
the incidence of sub nutrition in children and adults at accelerated pace, the obesity rates
increases. This study aims to evaluate the implementation of an education program in
nutrition in order to control obesity in Rio de Janeiro (MRJ). A methodological study of
multiple cases has been done. Two units were selected considering the time of intervention
unit deployed in the organization and the magnitude of institutional care. The analysis was
made from the characterization of the degree of implementation of actions and their relation
to the organizational context. Results shows that in the case A, issues related to infrastructure of the unit undertake the intervention. In case B, issues related to the organization of the service must be emphasized. The intervention in both cases was, in general, partially implemented. We conclude that the implementation of such educational proposal, based on dialogue between the patient and the team, is restricted by the context and the structures of services’ organization. Therefore, as an example of recommendations, we suggested, in case A, a closer attention to the organization of physical space where the actions occur, and in case B, more careful planning and actions practiced in a regular basis.
Keywords in Portuguese
ObesidadeEducação em Saúde
Práticas Nutricionais
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Avaliação de Processo
Keywords
ObesityHealth Education
Nutrition Policy
Process Assessment (Health Care)
Program Evaluation
DeCS
Obesidade / epidemiologiaObesidade / prevenção & controle
Educação Alimentar e Nutricional
Programas de Nutrição
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Saúde do Adulto
Prevalência
Estudos de Casos
Share