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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA CLÍNICA MÉDICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTE DE FARIA: ANÁLISE E PROPOSIÇÕES
Educação Continuada
Processo de Trabalho em Saúde
Gestão do Trabalho em Saúde
Continuing Education
Labor Process in Health
Labor Management in Health
Cotrim-Guimarães, Iza Manuella Aires | Date Issued:
2009
Alternative title
Program of continuing education and continuing nursing staff of the medical clinic of University Hospital Clemente de Faria: analysis and proposalsAdvisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Hospital Universitário Clemente de Faria - HUCF do município de Montes Claros (MG)
implantou um Programa de Educação Permanente e Continuada - PEPEC, a ser
operacionalizado em todos os seus setores clínicos e administrativos, a partir de agosto de 2007.
Relatórios do Programa indicaram que muitos setores apresentaram dificuldades para
implementar a educação permanente em saúde- EPS, principalmente aquelas ações voltadas
para as equipes de enfermagem, dada a sua complexidade. A coordenação do Programa decidiu,
então, focalizar as ações na equipe de enfermagem da clínica médica do Hospital, ala “A”, que
foi identificada como a clínica piloto para desenvolvimento das ações de melhoria dos serviços.
Entretanto, verificou-se que mesmo após a mudança de estratégia e concentração dos esforços
na referida clínica, a participação da equipe de Enfermagem nas atividades do Programa
permanecia baixa, mesmo quando desenvolvidas no horário de serviço. O relatório do PEPEC
aponta como motivos para a baixa adesão dos servidores a sobrecarga de trabalho, desmotivação
e resistência à mudança. Todavia, os motivos apontados constituem-se em inferências da equipe
gestora da Enfermagem e, portanto, precisavam ser analisados adequadamente para subsidiar o
planejamento de ações interventoras. Justificativa: A pesquisa se justificou pela possibilidade
de ampliação da produção bibliográfica acerca do processo de EPS. Trará contribuições à
comunidade acadêmica e sociedade em geral, uma vez que apresenta a análise de uma situação
real de implantação e desenvolvimento de uma ação de EPS. Os resultados poderão, também,
orientar as Escolas Técnicas do SUS na (re)construção dos seus currículos. Tais instituições são
formadoras de trabalhadores da área de saúde, devendo se orientar nas diretrizes e políticas do
Sistema, a fim de contribuir para sua consolidação e melhoria da qualidade dos serviços no
SUS. Objetivo Geral: Analisar os fatores que contribuíram para a baixa adesão dos Técnicos
em Enfermagem e Enfermeiros da clínica médica do Hospital Universitário Clemente de Faria
ao Programa de Educação Permanente e Continuada. Metodologia: Através da abordagem
quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumento de coleta: análise documental do
Programa e três questionários com perguntas abertas e fechadas, sendo um dirigido aos
Técnicos em Enfermagem da ala “A” da clínica médica, outro dirigido aos Enfermeiros da
mesma clínica e um questionário para a equipe gestora da Enfermagem no HUCF. Conclusão:
o Programa de Educação Permanente e Continuada da clínica médica do Hospital Universitário
Clemente de Faria foi elaborado e planejado em consonância com a Política Nacional de
Educação Permanente em Saúde. Suas diretrizes estão em conformidade com as principais
discussões teóricas sobre EPS (que inclusive subsidiaram a Política). Entretanto, verificamos
que, na prática, as ações desenvolvidas na clínica como ações de educação permanente
apresentam características divergentes desse processo educativo, a saber: atividades focadas no
repasse de informações e centralização na definição de temas a serem discutidos e da própria
metodologia desenvolvida. Estas questões contribuem para a baixa adesão da equipe de
Enfermagem ao Programa, vez que a forma como as ações são desenvolvidas não valoriza a
experiência dos trabalhadores e não possibilita sua efetiva participação, tanto no planejamento
quanto na sua realização propriamente dita. Acabam por não imprimir significado para a prática
profissional, desestimulando o interesse dos profissionais no Programa, fazendo com que os
mesmos priorizem outras atividades que não a educação permanente em saúde. Resultados:
Elaboração coletiva com a equipe de Enfermagem da Clínica Médica do HUCF de uma
proposta de fortalecimento das ações do PEPEC.
Abstract
The University Hospital Clemente de Faria (HUCF), municipality of Montes Claros, Minas
Gerais State, has implemented a Program of Permanent and Continuing Education (PEPEC),
expected to be operational in all its clinical and administrative sectors from August, 2007.
PEPEC reports have indicated that several sectors have had difficulty in implementing
permanent education in health (EPS), especially those actions directed to nursing staff, given
their complexity. The coordination of the program then decided to focus the actions on the
nursing staff of the wing “A” of the medical clinic of the Hospital, which was identified as the
pilot for clinical development of actions to improve services. However, it was found that even
after the change of strategy, the nursing team's participation in the Program activities remained
low even when developed in the timetable. The PEPEC‟s report points as reasons for the low
adherence of the servers the overload of work, low motivation and resistance to change.
However, the reasons cited above are based on inferences of the nursing managing team and,
therefore, needed to be properly analyzed to support the planning of intervention. Rationale:
The research was justified by the possibility of extending the literature about the EPS process. It
will bring contributions to the academic community and the society in general, since it presents
the analysis of a real situation of implementation and development of an action of EPS. The
results could also guide the SUS Technical Schools (ETSUS) (re)construction of their curricula.
Such institutions are responsible for forming health workers and should be supported by
guidelines and policies of the system in order to contribute to its consolidation and to improve
the quality of services in SUS. General Objective: To analyze the factors that contributed to
the low adherence of Nursing Technicians and Nurses from the medical clinic of University
Hospital Clemente de Faria for the Program for Education Permanent and Continuing.
Methodology: Through quantitative and qualitative approach, the survey used as collection tool
the documentary analysis of the program and three questionnaires with open and closed
questions, one addressed to the Nursing Technicians wing "A" medical clinic, another aimed at
Nurses the same clinic and a questionnaire to the management team of Nursing in HUCF.
Conclusion: The Program of Education Permanent and Continuing Medical Clinic, University
Hospital Clemente de Faria was designed and planned in line with the National Policy on
Permanent Education in Health. Its guidelines are in line with the main theoretical discussions
of EPS, including those ones that subsidized the policy. However, we found that, in practice, the
actions developed in clinical as permanent educational activities showed divergent
characteristics from this educational process, namely: activities that focus on information
transfer and that centralize the definition of topics to be discussed and developed according to
methodology to be developed. These issues contribute to the low adherence of the Nursing staff
to the program, since the way the actions are done do not value the worker‟s experience and do
not allow their effective participation in both the planning and actions implementation Adding
to this, these issues contribute to not meant for the professional practice, discouraging the
interest of professionals in the program, causing them to prioritize activities other than
permanent education in health. Results: Collective development, with the team of Nursing
Medical Clinic HUCF, of a proposal for strengthening the shares of PEPEC.
Keywords in Portuguese
Educação Permanente em SaúdeEducação Continuada
Processo de Trabalho em Saúde
Gestão do Trabalho em Saúde
Keywords
Permanent Health EducationContinuing Education
Labor Process in Health
Labor Management in Health
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