Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24483
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
ARTE, EDUCAÇÃO E SAÚDE: O TEATRO POPULAR COMO ENGENHO PARA A EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Athayde, Naya Nunes de | Date Issued:
2012
Alternative title
Art, education and health: the popular theater as ingenuity to health educationAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência pioneira, iniciada nos anos 60, ocorrida na Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP como o teatro popular, utilizado como método educativo e instrumento de aproximação com a comunidade de Manguinhos. foram utilizados depoimentos de pessoas envolvidas diretamente nessa prática, entre profissionais de saúde e membro da comunidade, além da exposição do pensamento e vivência no movimento teatral, do idealizador e e percusor das práticas com o teatro popular nas ações de saúde, o diretor e ator teatral Luiz Mendonça. O estudo, que encontrou respalso teórico nos pensamentos de maria helena Khuner, Silvana garcia e Fayga Ostrower, pretendeu apresentar elementos capazes de instigarem a utilização das artes nas ações de educação na saúde, em especial a prática com o teatro popular, considerada ação impulsionadora para a reflexão crítica da realidade pessoal e social.
Share