Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24725
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12978]
Metadata
Show full item record
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIA A PARTIR DO VIÉS CRITICO-REFLEXIVO
Continuing teachers´education in elementary school´s early years: the impact of a Science Museum´s continuing education program from critical-reflexive bias
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação continuada de professores
Enseñanza de las Ciencias
Formación continuada de profesores
Alternative title
Formación continuada de profesores de los años iniciales de la educación básica: impacto del programa formativo de un Museo de las Ciencias a partir de la tendencia crítica-reflexivaContinuing teachers´education in elementary school´s early years: the impact of a Science Museum´s continuing education program from critical-reflexive bias
Author
Affilliation
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação em Educação e Divulgação Científica. Programa de Mestrado em Ensino de Ciências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal do Rio de Janeiro. Espaço Ciência InterAtiva. Campus Mesquita, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica. Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Ciências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal do Rio de Janeiro. Espaço Ciência Viva. Espaço Ciência InterAtiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Doutorado em Ensino em Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Secretaria de Educação de Nova Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil / Instituto Federal do Rio de Janeiro. Espaço Ciência InterAtiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho. Programa de Imunobiologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal do Rio de Janeiro. Museu de Ciências. Espaço Ciência Viva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal do Rio de Janeiro. Espaço Ciência Viva. Espaço Ciência InterAtiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Doutorado em Ensino em Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Secretaria de Educação de Nova Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil / Instituto Federal do Rio de Janeiro. Espaço Ciência InterAtiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho. Programa de Imunobiologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal do Rio de Janeiro. Museu de Ciências. Espaço Ciência Viva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de
formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino
Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em
uma região de grande vulnerabilidade social da Baixada Fluminense
no Estado do Rio de Janeiro. O curso se baseou no modelo críticoreflexivo,
bem como a avaliação transcorreu após um semestre do
término das atividades, por meio de entrevista semiestruturada e
análise de fotografias. Com os resultados, verificamos mudanças
significativas nas práticas dos docentes como a inserção de novas
metodologias, interdisciplinaridade, planejamento e organização da
disciplina de Ciências. Dessa forma, os docentes compreenderam
a importância das Ciências para os anos iniciais, assim como
reconheceram as diferentes possibilidades e potencialidades da
disciplina para uma educação mais holística da criança.
Abstract
In this study, we aim to evaluate a science museum’s
continuing education course for teachers that work with elementary
school’s early years, from a socially vulnerable region in Baixada
Fluminense at Rio de Janeiro state. This course was based on
the critical-reflective approach and the evaluation was done one
semester after the activity’s completion, through semi-structured
interviews and photo analysis. With the results, we found significant
changes in teachers’ practices and new methodologies’ inclusion,
interdisciplinarity, planning and organization of the science course.
Thus, the teachers understood the importance of science to the early
years, and recognized the different possibilities and potentials of the
discipline for the child’s holistic education.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
En este trabajo, el objetivo fue evaluar un taller de
formación continuada para profesores de los años iniciales de la
Primaria ofrecido por un museo de las ciencias, ubicado en una región
de grande vulnerabilidad social de la Baixada Fluminense del Estado
del Rio de Janeiro. El taller se basó en el modelo crítico-reflexivo, bien
como la evaluación transcurrió después de un semestre del término de
las actividades, por medio de entrevista semiestructurada y análisis de
fotografías. Con los resultados, verificamos cambios significativos en
las prácticas de los docentes, como la inserción de nuevas metodologías,
interdisciplinaridad, planificación y organización de la disciplina de las
Ciencias. De esta manera, los docentes comprendieron la importancia
de las Ciencias para los años iniciales, así como reconocieron las
diferentes posibilidades y potencialidades de la disciplina para una
educación más holística del niño.
Keywords in Portuguese
Ensino de CiênciasAnos iniciais do Ensino Fundamental
Formação continuada de professores
Keywords in Spanish
Enseñanza de las CienciasEnseñanza de las Ciencias
Formación continuada de profesores
Share