Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24833
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12132]
Metadata
Show full item record
GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME "RANGO"
Alternative title
Educator´s guide to the film "Rango"Affilliation
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Secretaria de Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde; Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde; Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Rango é um filme norte americano de 2011, uma comédia feita em animação sobre um camaleão com crise de identidade que, ao se ver numa cidade do velho-oeste infestada de bandidos, transforma-se sem querer em herói e é forçado a protegê-la. O Guia do Educador para este filme é um material didático elaborado para se trabalhar de forma complementar os temas ciclo da água, distribuição da água no mundo e no Brasil e, principalmente, a escassez de água, utilizando estratégias de ensino diferentes das encontradas no ambiente escolar cotidiano. Sendo assim, o guia é uma proposta alternativa que visa promover maior facilidade de conscientização dos alunos sobre um tema importante e atual.
Abstract
Rango is an American movie of 2011, a comedy made in animation about a chameleon with
an identity crisis that, to see a city of the old west infested with bandits, becomes unwittingly
a hero and is forced to protect it. The Educator's Guide for this film is a didactic material
prepared to work in a complementary way the topics water cycle, water distribution in the
world and in Brazil and especially water scarcity, using different teaching strategies in
everyday school classroom. Therefore, the guide is an alternative proposal that aims at greater
awareness of students on an important and current topic.
Share