Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26211
PODEROSAS REFLEXÕES SOBRE O CÂNCER DE MAMA: OFICINAS DIALÓGICAS EDUCATIVAS E PROBLEMATIZADORAS COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Santana, Clarice Silva de | Date Issued:
2017
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A mastectomia é uma cirurgia agressiva e mutiladora que traz consequências traumatizantes na qualidade de vida da mulher diagnosticada com câncer de mama. A educação em saúde busca facilitar a adaptação desta mulher à sua nova condição sendo uma prática que propicia o processo de promoção da saúde. Neste contexto, este estudo teve como objetivo principal elaborar e promover ações educativas que favorecessem a construção compartilhada de conhecimento visando motivar o cuidado empoderador de mulheres que vivenciaram o câncer de mama. Foi utilizada a metodologia da problematização, com o arco de Maguerez, e realizadas oficinas educativas dialógicas, baseadas nos pressupostos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire, denominadas oficinas educativas problematizadoras (OEP\2019s). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, o qual viabilizou as categorias que determinaram os temas geradores das OEP\2019s. A amostra sob estudo foi composta por mulheres do ambulatório de Fisioterapia em Mastologia Oncológica da Policlínica Geral de Nova Iguaçu (30 por ação educativa). Quatro OEP´s foram realizadas e os resultados apontaram que o estudo oportunizou, para as mulheres envolvidas, a construção de conhecimento sobre temas relacionados com o câncer de mama As OEP\2019s propiciaram um espaço de encontro e diálogo para as mulheres e trouxeram a possibilidade de dividirem dúvidas e questionamentos; além de fortalecer o vínculo e a solidariedade entre elas. Foram produzidos materiais educativos como estratégia facilitadora da educação em saúde, e após as OEP\2019s esses materiais foram instrumentos para outras práticas de educação em saúde em espaços não formais durante eventos do \201COutubro Rosa\201D 2017. Além disso, foram incluídos na rotina do setor de fisioterapia. Vimos uma evolução do protagonismo das mulheres nas ações educativas, se tornando atrizes centrais quando estabeleceram, de forma independente, novas \201Cregras\201D para o desenvolvimento da última OEP. As mulheres participantes se apropriaram do seu papel de multiplicadoras do conhecimento construído durante o estudo e conseguiram identificar conceitos e informações trabalhados durante as OEP\2019s em outros momentos do seu cotidiano. Esta dissertação poderá subsidiar ações no campo de ensino, contribuindo para o currículo acadêmico no sentido de reconhecer a educação em saúde problematizadora, para os futuros profissionais de saúde. Validamos, portanto a estratégia educacional das OEP´s e confirmamos seus resultados positivos, principalmente no que se refere a iniciativa das mulheres em se voluntariarem como multiplicadoras dos conhecimentos construídos.
Abstract
Mastectomy is an aggressive and mutilating surgery that brings traumatic consequences on the quality of life of women diagnosed with breast cancer. Health education seeks to facilitate the adaptation of this woman to her new condition being a practice that favors the process of health promotion. In this context, this study had as main objective to elaborate and to promote educative actions that favor the shared construction of knowledge aiming to motivate the empowering care of women who have experienced breast cancer. The problem-solving methodology was used, with the Maguerez arch, and dialogical educational workshops based on the presuppositions of Paulo Freire's problem-solving pedagogy were denominated problematizing educational workshops (OEPs). It is a qualitative research that used as a data collection instrument a semi-structured questionnaire, which enabled the categories that determined the themes that generated the SPOs. The sample under study was composed of women from the Outpatient Clinic of Physical Therapy in Oncological Mastology of the General Polyclinic of Nova Iguaçu (30 per educational action). Four SPOs were performed and the results indicated that the study made it possible for the women involved to build knowledge about breast cancer related topics The SPOs provided a space for meeting and dialogue for women and brought the possibility of sharing doubts and questions; in addition to strengthening the bond and solidarity between them. Educational materials were produced as a strategy to facilitate health education, and after the SPO, these materials were instruments for other health education practices in non-formal spaces during events of the "October Rose" 2017. In addition, they were included in the routine of the health sector. physiotherapy. We saw an evolution of women's role in educational actions, becoming central actresses when they independently established new "rules" for the development of the last EPO. Participating women took ownership of their role of multipliers of knowledge built during the study and managed to identify concepts and information worked during the SPO at other times of their daily lives. This dissertation may subsidize actions in the field of education, contributing to the academic curriculum in order to recognize problematizing health education for future health professionals. Therefore, we validate the educational strategy of the EPOs and confirm their positive results, especially as regards the initiative of women to volunteer as multipliers of the knowledge built.
Share