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Title: Influencia do ensino de saúde mental na modificação de atitudes estigmatizantes de alunos técnicos de enfermagem
Advisor: Carvalho, Maria Cecília de Araújo
Members of the board: Fonseca, Angélica Ferreira
Silva, Paulo Roberto Fagundes da
Carvalho, Maria Cecília de Araújo
Authors: Ferreira, Marcela dos Santos
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Este estudo teve por objetivo avaliar as atitudes estigmatizantes dos alunos técnicos de enfermagem relacionadas ao transtorno mental, antes e após o ensino de saúde mental em uma perspectiva antiestigmatizante e analisar sua influência na mudança dessas atitudes. A pesquisa compreendeu uma intervenção na disciplina de saúde mental, constituída pelo planejamento e implementação de uma prática de ensino, voltada para o enfrentamento do estigma associado aos portadores de transtornos mentais. Também integrou a pesquisa o uso de uma Escala de Medida de Atitudes Estigmatizantes e Opiniões sobre a Doença Mental (ODM), um questionário avaliativo sobre as práticas de ensino aplicadas aos discentes e as observações dos alunos no transcorrer das aulas. A Escala ODM foi analisada, com o auxílio do software Statistical Package for Social Sciences 21 (SPSS), a fim de verificar se houve diferenças estatísticas significativas longitudinais, antes e após o ensino de saúde mental. Em relação aos questionários que objetivaram revelar as opiniões dos alunos sobre as estratégias de ensino a análise foi realizada categorizando cada resposta. As informações originadas da observação foram analisadas por meio da síntese dos dados coletados e apresentadas de forma a respeitar a ordem cronológica dos fatos examinados de forma a facilitar a percepção das mudanças atitudinais dos alunos no decorrer da disciplina saúde mental. Por meio da análise dos dados da estratégia de observação com os resultados obtidos com os outros instrumentos avaliativos foi possível discutir as mudanças atitudinais ocorridas nos alunos após o ensino de saúde mental. Verificou-se que houve evolução positiva das atitudes dos discentes relacionadas aos transtornos mentais, especialmente em relação aos estigmas de incapacidade, irrecuperabilidade, periculosidade, aparência estereotipada e os associados à etiologia dos transtornos. Os resultados apontaram que possivelmente a redução do estigma entre alunos técnicos de enfermagem esteve relacionada a uma organização da disciplina, com a inclusão de estratégias educacionais que promoveram em especial o contato direto e indireto dos estudantes com os portadores de transtorno mental e que defenderam o modelo de atenção psicossocial a esses indivíduos.
Abstract: The purpose of this study was to evaluate the stigmatizing attitudes of Nursing technicians students towards the mental disorder, before and after the teaching of mental health in an anti-stigmatizing perspective and to analyze their influence in the change of these attitudes. The research comprised an intervention in the mental health discipline, constituted by the planning and implementation of a teaching practice, aimed at confronting stigma associated with those with mental disorders. Also included in the research was the use of a Stigmatizing Attitudes Measurement Scale and Opinions on Mental Illness (MDG), an evaluation questionnaire about the teaching practices applied to the students and the student observation during the classes. The ODM Scale was analyzed with the help of the Statistical Package for Social Sciences 21 (SPSS) software, in order to verify if there were significant statistical significant longitudinal differences before and after mental health teaching. Regarding the questionnaires that aimed to reveal the students' opinions about teaching strategies, the analysis was performed by categorizing each response. The information originated from the observation was analyzed through the synthesis of data collected and presented in order to respect the chronological order of the facts examined in order to facilitate the perception of the attitudinal changes of the students during the course of mental health. Through the analysis of the data of the observation strategy with the results obtained with the other evaluation instruments, it was possible to discuss the attitudinal changes that occurred in the students after the teaching of mental health. There was a positive evolution of students' attitudes towards mental disorders, especially in relation to the stigmas of inability, irrecoverability, danger, stereotyped appearance and those associated with the etiology of the disorders. The results indicated that possibly the reduction of stigma among technical students in nursing required an organization of the discipline, with the inclusion of educational strategies that mainly promoted the direct and indirect contact of students with those with mental disorders and who defended the model of psychosocial attention to these individuals.
Keywords: Stigma
Teaching
Mental Health
keywords: Estigma
Ensino
Saúde Mental
DeCS: Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Profissionalizante
Alunos de Enfermagem
Estigma Social
Issue Date: 2018
Publisher: EPSJV
Citation: FERREIRA, Marcela dos Santos. Influência do ensino de saúde mental na modificação de atitudes estigmatizantes de alunos técnicos de enfermagem. 2018, 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2018.
Date of defense: 2018-04-10
Place of defense: Rio de Janeiro, RJ
Department: Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - PPGEPS - Dissertações de Mestrado
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