Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29607
Title: Análise administrativa e financeira da gestão contratual na FIOCRUZ Brasília
Advisor: Martins, Wagner de Jesus
Authors: Silva, Sinval Cezário
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract: As aquisições de bens e as contratações de serviços ou de obras para atender as atividades e serviços são de grande importância para a garantia da missão e dos valores institucionais da Fiocruz Brasília. As atividades de gestão contratual envolvem todo o acompanhamento da execução dos contratos. Dessa forma, os servidores envolvidos no processo, devem agir de forma proativa e preventiva, observando o cumprimento das normas previstas no instrumento contratual de modo a alcançar os resultados esperados. Neste contexto, encontram-se duas figuras centrais do processo de garantia da eficiência e do resultado da contratação pública, quais sejam os agentes públicos com atribuição de gestor e de fiscal de contratos que, a seu turno, necessitam de conhecimentos cada vez mais específicos para o cumprimento de sua missão institucional, considerando a gama de exigências adequadas ao bom desempenho de suas funções e, assim, resguardarem a correta aplicação dos recursos públicos o que, consequentemente, conduz ao atingimento eficiente dos legítimos interesses públicos albergados. O sistema administrativo e operacional da Administração Pública está submetido a ritos burocráticos estabelecidos em lei, que devem ser obedecidos por seus administradores, em respeito ao princípio da legalidade. Gerenciar e controlar as finanças públicas é tarefa árdua para os servidores envolvidos nesse processo. A realização de despesa pública é complexa. Inicia-se com o processo de autorização legislativa (orçamento), passando pela liquidação e pagamento, cumprindo preceitos normativos contidos, principalmente, na Lei Complementar Federal n° 101/2000, na Lei Federal n° 4.320/64. Assim, este estudo buscou analisar a gestão de contratos da Fiocruz Brasília, com foco nas questões administrativas e financeiras, com o intuito de colaborar com a eficiência das rotinas processuais relativas aos contratos administrativos, dentro das normas vigentes.
keywords: licitação
gestão contratual
fiscalização de contratos
legalidade
eficiência
despesa pública
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, S.C.Análise administrativa e financeira da gestão contratual na Fiocruz Brasília. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Gerência Regional de Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.
Description: O presente trabalho foi realizado com apoio da Escola Corporativa Fiocruz, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).
Date of defense: 2017
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Program: Programa de especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:Escola Corporativa Fiocruz - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sinval_Silva_GEREB_2017.pdf545.21 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.