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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31950
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentávelCollections
Metadata
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IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: GESTÃO TERCEIRIZADA DO CARDÁPIO EM ESCOLAS TÉCNICAS DE PERNAMBUCO
Políticas Públicas
Política Nutricional
Planos e Programas de Saúde
Planos Governamentais de Saúde
Implementação de Plano de Saúde
Serviços Terceirizados/organizaçäo & administraçäo
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Estudos de Casos
Programação
Planejamento Alimentar/organizaçäo & administraçäo
Planejamento de Cardápio
Educação Alimentar e Nutricional
Brasil
Oliveira, Flávia Gabrielle Pereira | Date Issued:
2014
Alternative title
Implementation of the School Feeding Program: Outsourced Management of the Technical Schools Menu in Pernambuco.Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A alimentação escolar é oficialmente um direito universal dos alunos matriculados em escolas públicas e filantrópicas visando garantir o direito a uma alimentação adequada. Nas escolas em tempo integral no mínimo 70% das necessidades calóricas diárias devem ser supridas com o cardápio da alimentação escolar. Pernambuco possui a maior rede de escolas em tempo integral do país e nessas escolas, empresas terceirizadas fornecem no mínimo três refeições diárias. O objetivo do presente estudo foi analisar a configuração do Programa de Alimentação Escolar em escolas técnicas de ensino médio em 2014 identificando obstáculos e potencialidades relacionadas ao cardápio ofertado. Foi desenvolvido um estudo de caso com abordagens qualitativas e quantitativas. Os dados de descrição/formulação do programa foram obtidos através de documentos oficiais, do cardápio, avaliação da estrutura física das unidades de alimentação e nutrição, através de dados primários, e entrevistas com os atores. Os resultados indicaram que a composição dos cardápios não colocava em prática os princípios de alimentação saudável: quantidade, qualidade, harmonia e adequação, principalmente quanto se trata dos lanches ofertados. A fiscalização do PAE nessas escolas apresenta-se com inúmeras fragilidades, as penalidades não são realizadas, distorções não são corrigidas e há baixa análise técnica sobre a qualidade dos alimentos fornecidos. Os resultados apresentados por este estudo permitem inferir que a gestão terceirizada da merenda nas escolas técnicas de ensino integral, sob o ponto de vista dos entrevistados, apresenta fragilidades com relação ao fornecimento da alimentação escolar. Nesse sentido, outras pesquisas também devem ser desenvolvidas a posteriori com cunho mais avaliativo para que se auxilie na implementação do Programa de Alimentação Escolar e para que se tenham retratos cada vez mais acurados e específicos sobre o tema.
Abstract
School feeding is officially a universal right of students enrolled in public and philanthropic institutions to ensure the right to adequate food. In school full time at least 70% of daily caloric needs should be met with the school meals menu. Pernambuco has the largest network of full-time schools in the country and these schools, outsourcing companies provide at least three meals. The aim of this study was to analyze the configuration of the School Feeding Programme in technical high schools in 2014 and identifying potential obstacles related to the menu offered. A case study with qualitative and quantitative approaches was developed. Description data / program formulation were obtained from official documents, the menu, evaluation of the physical structure of the units of food and nutrition through primary data, and interviews with the actors. The results indicated that the composition of the diets did not put into practice the principles of healthy eating: quantity, quality, harmony and fitness, especially as it comes to the snacks offered. The inspection of PAE in these schools is presented with numerous weaknesses, the penalties are not carried out, distortions are not corrected and there is low technical analysis on the quality of food provided. The results presented in this study allow us to infer that the outsourced management of feeding techniques in day schools teaching from the point of view of the respondents, presents weaknesses with respect to the provision of school meals. Accordingly, further research should also be subsequently developed with more evaluative nature to assist you in the implementation of the School Feeding Programme and who have increasingly accurate and specific pictures on the theme.
DeCS
Alimentação EscolarPolíticas Públicas
Política Nutricional
Planos e Programas de Saúde
Planos Governamentais de Saúde
Implementação de Plano de Saúde
Serviços Terceirizados/organizaçäo & administraçäo
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Estudos de Casos
Programação
Planejamento Alimentar/organizaçäo & administraçäo
Planejamento de Cardápio
Educação Alimentar e Nutricional
Brasil
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