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Title: Análise de educação permanente na educação profissional em saúde no estado de Goiás
Advisor: Lima, Júlio César França
Members of the board: Lima, Júlio César França
Fonseca, Angélica Ferreira
Santos, Neuci Cunha
Authors: Lucas, Tânia Valéria
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A dissertação apresenta uma análise da Educação Permanente na Educação Profissional no Estado de Goiás/GO, tendo como recorte temporal o marco inicial o ano de 2003, a partir da criação da PNEPS a partir da instalação dos Polos de Educação Permanente em Saúde (PEPS), sua constituição e ações realizadas, à época, para a implantação da PNEPS, em 2004 e em 2007, quando os PEPS foram substituídos com a criação das CIES. O estudo avança até o ano de 2017, descrevendo os avanços e retrocessos da educação permanente em saúde (EPS), em Goiás. O estudo teve como objetivo principal discutir a implantação e operacionalização da Política Nacional da Educação Permanente em Saúde, considerando as ingerências do contexto político, econômico e social, e sua importância na educação profissional em saúde no estado de Goiás. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo de natureza documental, tomando como referência a análise de conteúdo de Bardin, onde foram selecionados documentos de fontes primárias, como: Atas, relatórios, PAREPS, Resoluções, Projetos de Cursos, documentos da SES e da Secretaria Escolar, documentos da Secretaria Executiva da CIES Estadual. Assim como fontes secundárias selecionados da produção bibliográfica latino-americana e nacional, tais como, teses, dissertações, artigos e outros. O estudo conclui que a implementação da PNEPS ainda tem um longo caminho a percorrer, consolidar sua capacidade político-pedagógica da educação permanente em saúde. Distinguimos a necessidade de articulação entre as estratégias de educação permanente e educação continuada de modo a potencializar a sua abordagem político-pedagógica quanto à qualificação profissional.
Abstract: The dissertation presents an analysis of the Permanent Education in Vocational Education in the State of Goiás / GO, with the initial setting in 2003, starting from the creation of the PNEPS from the installation of the Permanent Health Education Poles (PEPS), its constitution and actions carried out, at the time, for the implementation of PNEPS, in 2004 and 2007, when the PEPS were replaced with the creation of the CIES. The study was carried out until 2017, describing the advances and setbacks of permanent health education (EPS) in Goiás. The main objective of this study was to discuss the implementation and operationalization of the National Policy on Permanent Health Education, considering the political, economic and social context and its importance in professional health education in the state of Goiás. The methodology of the research was qualitative of documentary nature, taking as reference the analysis of content of Bardin, where documents were selected from primary sources, such as: Minutes, reports, PAREPS, Resolutions, Course Projects, SES and School Secretary documents, documents of the State CIES Executive Secretariat. As well as selected secondary sources of Latin American and national bibliographical production, such as theses, dissertations, articles and others. The study concludes that the implementation of PNEPS still has a long way to go, to consolidate its political-pedagogical capacity of permanent education in health. We distinguish the need for articulation between the strategies of permanent education and continuing education in order to enhance its political-pedagogical approach to professional qualification.
Keywords: Permanent Education
Permanent Education in Health
National Policy of Permanent Education in Health
CIES
keywords: Educação Permanente
Educação Permanente em Saúde
Política Nacional de Educação Permanente em Saúd.
CIES
DeCS: Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Continuada
Política Pública
Educação em Saúde
Issue Date: 2019
Publisher: EPSJV
Citation: LUCAS, Tânia Valéria. Análise de educação permanente na educação profissional em saúde no estado de Goiás. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019.
Date of defense: 2019-01-16
Place of defense: Rio de Janeiro, RJ
Department: Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - PPGEPS - Dissertações de Mestrado

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