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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesCollections
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PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO ENTRE SERVIDORES DO INSTITUTO GONÇALO MONIZ FIOCRUZ BAHIA
Gestão de Pessoas
Administração Pública
Gestão de Pessoas no Serviço Público
Personnel Management
Public Administration
Personnel Management in the Public Service.
Senna, Manuela Souza | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Bahia, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
A presença da justiça no ambiente de trabalho alimenta a cooperação e a eficácia na realização
das atividades, mantendo a confiança, onde decisões baseadas em preceitos morais diminui o
risco de exploração. Considerando que a dinâmica das organizações é constituída pelas relações
de trocas entre organização e trabalhadores, e que a justiça organizacional contribui para a
valorização dessas relações, a presente pesquisa teve o objetivo principal de analisar a
percepção de justiça organizacional entre os servidores públicos do Instituto
Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia. A instituição alvo da pesquisa é uma unidade técnicoadministrativa da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, fundação pública vinculada ao Ministério
da Saúde, cujas atividades primordiais são pesquisa, ensino e produção de ciência e tecnologia
em saúde. A presente dissertação, de caráter descritivo e composta por estudos qualitativos,
iniciou com uma investigação da produção teórica e acadêmica, a partir de trabalhos realizados
por pesquisadores, nacionais e internacionais, que demonstram um consenso no construto que
traz três dimensões principais de justiça organizacional: a distributiva, a processual e a
interacional (dividida em interpessoal e informacional). Em seguida foi realizado um
mapeamento dos principais aspectos políticos legais do serviço público que possuem influência
na percepção de justiça dos servidores, complementado com breve contextualização dos
sistemas de governança e processos institucionais da Fiocruz e do Instituto Gonçalo Moniz. A
coleta de dados foi dividida em duas etapas, a primeira utilizou a técnica do grupo focal entre
servidores sem cargo de chefia, e, na segunda etapa foram realizadas entrevistas individuais
com chefes de setor, sendo a análise dos dados realizada através da técnica da análise de
conteúdo. Os resultados demonstram que a percepção da justiça distributiva está presente entre
os servidores que percebem justiça no regime de contrato estatutário, onde a estabilidade é
vantagem primordial, e no valor das retribuições e benefícios recebidos, determinantes para
esse sentimento de justiça nas relações de trabalho. Em relação aos processos, apesar da
existência de instâncias deliberativas baseadas na atuação democrática, na prática, a
participação fica comprometida pelas dificuldades enfrentadas pelo servidor que deseja
contribuir com os processos e decisões, pois, assim como a percepção de justiça processual, a
participação diminui à medida que se afastam dos níveis hierárquicos responsáveis pela gestão
dos processos decisórios. Contudo, existe um movimento da atual gestão para estimular a
participação dos servidores nos processos decisórios e na construção do planejamento da
instituição. Concluindo o trabalho, verificou-se que, assim como na dimensão processual, as
relações interacionais são prejudicadas na proporção em que aumentam o distanciamento entre
as partes. Foi relatado que, por vezes, as decisões das instâncias superiores não são discutidas
previamente com os servidores afetados, diferentemente da percepção de justiça identificada
nas relações interacionais com a chefia imediata e dentro das equipes de trabalho. Esse
sentimento de desinformação e injustiça, foi constatado tanto em relação ao corpo Gestor, como
em relação aos demais setores da instituição, cuja falta de interação, prejudicam a cooperação
entre servidores e dificultam o trabalho realizado.
Abstract
The application of justice in the professional environment cultivates cooperation and efficacy
in the performance of its activities, maintaining the trust between the parts, creating an
environment where decisions based on moral precepts decreases the risk of exploitation.
Considering that the dynamics of organizations is constituted by relationships of exchange
between firms and employees, and that the organizational justice contributes to the appreciation
and cooperation of these relationships, the present work had as its main objective to analyse the
perceptions of organizational justice among the civil servants of Gonçalo Moniz Institute
/Fiocruz Bahia. The target institution of this research is a technical-administrative branch of the
Oswaldo Cruz Foundation – Fiocruz, a public federal institution linked to the Ministry of
Health, whose main activities are research, education and production of science and technology
in health. The present work is of a descriptive nature and is composed by qualitative studies. It
started with an investigation of the theoretical and academic production of the institution, using
the work produced by national and international researchers who have demonstrated a
consensus about a construct that involves three dimensions of organizational justice:
distributive, procedural and interactional (divided in interpersonal and informational). After
that, we performed a mapping of the main legal-political aspects of the public service which
influence the civil servants’ understanding of justice. This was complemented by a brief
contextualization of the systems of governance and institutional processes of Fiocruz and
Gonçalo Moniz Institute. Data collection was split in two phases. The Focal Group technique
was used among the civil servants who do not have leadership position. The second phase
involved individual interviews with sector managers, and the analysis of information was made
through the Content Analysis technique. The results showed that the perceptions of distributive
justice is present among the civil servants, who acknowledge justice in the statutory contract
regimen, where stability is the main advantage, and determining to this feeling of justice in the
work relationships through the monetary retributions and benefits received. Regarding the
processes, despite the existence of deliberative instances based on democratic action, in
practice, the participation is compromised by the difficulties faced by the civil servant who
wishes to contribute to the processes and decisions. In the same way that happens with the
perceptions of processual justice, the participation decreases with the distance from the
hierarchical levels responsible for the decision making. However, there is an indication from
the present management towards encouraging more participation of the civil servants in the
decision-making processes and elaboration of the strategic planning of the institution. In the
conclusion of this work it was noted that, as it happens in the processual dimension, the
interactional relationships are damaged as the distance between the parts increase. It was
reported that, sometimes, decisions made by superior instances are not discussed beforehand
with the affected civil servants, differently to the perceptions of justice identified in the
interactional relationships with the immediate superiors and within working teams. This feeling
of lack of information and injustice was observed both in relation to the Management team and
in relation to the other sectors of the institution, whose lack of interaction damages the
cooperation between civil servants and hinder the work performed.
Keywords in Portuguese
Percepção de Justiça organizacionalGestão de Pessoas
Administração Pública
Gestão de Pessoas no Serviço Público
Keywords
Perceptions of Organizational JusticePersonnel Management
Public Administration
Personnel Management in the Public Service.
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