Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3534
Title: Qualidade de vida: retrato falado de um grupo de 15 crianças com fibrose cística
Advisor: Neder, Alberto Simoes Corrêa
Authors: Britto, José Augusto Alves de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo a avaliaçäo da qualidade de vida atual nos aspectos físicos, emocionais e sociais de um grupo de 15 crianças de sete a 13 anos, acompanhados no setor de Fibrose Cistica do Instituto Fernandes Figueira, órgäo da Fundaçäo Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde. Nossa pesquisa incluiu um estudo, em termos gerais, das doenças cronicas, da fibrose cística e da qualidade de vida. Adotou-se entäo o índice de Qualidade de Vida de Spitzer e colaboradores (IQV), por ser este instrumento o que mais se aproximava de nossa realidade sócio-assistencial e cultural. Uma vez que a faixa etária impedia as crianças de responderem diretamente ao questionário do IQV, cada mäe avaliou seu filho após uma entrevista que serviu para ajudá-la na compreensäo das dimensoes que compoe o índice. Como a moderna metodologia propoe que a qualidade de vida de um individuo seja auto-avaliada, aplicaram-se dois testes psicológicos projetivos as crianças, a fim de se avaliar como elas estavam situadas dentro da doença. A análise do resultado final obtido com esses dois instrumentos de avaliaçäo permitiu-nos constatar que essas crianças, atualmente em estadiamento clínico muito bom ou bom, tinham um índice de Qualidade de Vida satisfatório, embora muitas delas apresentassem fortes indicadores emocionais de insegurança, ansiedade, menos valia e decadência física. Isto relativizou os resultados otimizados do IQV. O IQV respondeu parcialmente ao nosso objetivo principal e enquanto näo existir um instrumento específico para as crianças com fibrose cistica poderá ser usado, desde que se adapte este instrumento a capacidade de compreensäo de nossa populaçäo e que ele seja complementado com algum outro instrumento capaz de representar a auto-avaliaçäo da criança dentro da enfermidade.
DeCS: Fibrose Cística
Criança
Qualidade de Vida
Issue Date: 1991
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: BRITTO, José Augusto Alves de. Qualidade de vida: retrato falado de um grupo de 15 crianças com fibrose cística. 1991. 164 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1991.
Date of defense: 1991-05
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSE AUGUSTO ALVES DE BRITO.pdf9.51 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.