Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35798
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gênero10 Redução das desigualdades
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Collections
Metadata
Show full item record
ESTIGMAS DO HIV/AIDS: NOVAS IDENTIDADES E TRATAMENTOS EM PERMANENTES SISTEMAS DE EXCLUSÃO
Estigmas del VIH/Sida: nuevas identidades y tratamientos en sistemas de exclusión permanente
Parker, Richard | Date Issued:
2019
Alternative title
HIV/Aids stigmas: new identities and treatments in permanent exclusion systemsEstigmas del VIH/Sida: nuevas identidades y tratamientos en sistemas de exclusión permanente
Author
Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de Columbia. Nova Iorque, Nova Iorque, EUA.
Abstract in Portuguese
Nesta entrevista concedida à Reciis, Richard Parker discute sobre as configurações contemporâneas das identidades, dos movimentos LGBT e do combate ao HIV/aids a partir de um cenário histórico da década de 1980, quando por motivos pessoais e profissionais resolve se mudar para o Brasil e começa a desenvolver pesquisas sobre sexualidade. O pesquisador comenta que a globalização da sexualidade e a velocidade do mundo digital ampliaram as possiblidades e transformações das identidades LGBT, o que, contudo, não propiciou mudanças nos sistemas de exclusão, de desigualdades, de discriminação e de formação de estigmas desses sujeitos. No período de emergência da epidemia, Parker testemunhou e participou da construção de importantes organizações de apoio ao combate do HIV/aids no país e, hoje, propõe pensar em uma desconstrução do estigma desta infecção na interceccionalidade a partir dos estigmas das desigualdades sociais e de raça. Em relação à prevenção e tratamento, argumenta sobre a prevalência de uma abordagem biomédica de “testar e tratar” em detrimento de uma pedagogia da prevenção que reforça princípios de solidariedade e direitos humanos no compartilhamento e incorporação de saberes entre a ciência e a comunidade. Richard Parker é professor visitante sênior do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor titular emérito da Universidade de Columbia.
Share