Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40059
CRIAÇÃO DA BACTERIOTECA DE BIOMANGUINHOS, CARACTERIZAÇÃO DE ESTIRPES BACTERIANAS E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE IDENTIFICAÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS E DE RASTREAMENTO DE FONTES DE CONTAMINAÇÃO
Coleção de Culturas
Áreas Controladas
Controle de Qualidade
Identificação Microbiana
Preservação Biológica
Controle de Qualidade
Medeiros, Luciane Martins | Date Issued:
2015
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A correta identificação de micro-organismos isolados em áreas classificadas é uma exigência da Anvisa e de organismos internacionais, que auxilia no rastreamento das possíveis origens de contaminação do processos e produtos. Entretanto, os bancos de dados (BD) utilizados nos métodos de identificação quase nunca contemplam a diversidade autóctone de cada unidade de produção farmacêutica. O presente trabalho teve como objetivos propor modificações na rotina de identificação de micro-organismos pelo Controle de Qualidade (CQ) de Bio-Manguinhos por meio do estudo da diversidade bacteriana (com a construção de uma Bacterioteca), da avaliação de quatro metodologias de identificação (BBL Crystal, VITEK 2 Compact, VITEK MS RUO e MicroSEQ) e da construção de um BD in house para identificação por MALDI-TOF MS. Assim como propor o uso da técnica de eletroforese em campo pulsado (PFGE) e do banco de dados da Bacterioteca para investigação de origem de contaminação. Os resultados do presente trabalho permitiram a elaboração de diversos documentos (instruções de trabalho, relatórios, catálogo de identificação, entre outros), a construção da Bacterioteca de Bio-Manguinhos, a avaliação da microbiota autóctone por local de produção e pelo processo de produção de um ingrediente farmacêutico ativo, o uso de estirpes autóctones como padrões secundários, a mudança do método de identificação do CQ de Bio-Manguinhos, a expansão do BD do VITEK MS RUO com estirpes autóctones, a verificação da relação clonal entre estirpes num evento de contaminação e a elaboração de um sistema exclusivo de identificação e de rastreamento de fontes de contaminação. Em conclusão, a avaliação e a incorporação de metodologias à rotina do CQ de Bio-Manguinhos foram relizadas com êxito e contribuíram para a melhoria dos resultados de identificação de contaminantes, assim como a construção de um catálogo de identificação e de um banco de dados in house. Além disso, o uso da técnica de PFGE em conjunto com a Bacterioteca e seu BD foram empregados com sucesso na investigação de um desvio da qualidade. Por fim, o sistema integrado de identificação de micro-organismos e de investigação de origem de contaminação foi avaliado e considerado viável, podendo ser implementado em outras unidades farmacêuticas.
Abstract
The correct identification of microorganisms isolated in cleanroom is a requirement of ANVISA and international organizations, which assist on tracking possible sources of process and products’ contamination. However, the database (DB) used on the identification methods rarely consider the native diversity of each pharmaceutical manufacturing unit. This thesis aims to propose changes in the routine of microorganism identification, by Bio-Manguinhos’ Quality Control (QC), by studying the bacterial diversity (with the development of a bacterioteca), the evaluation of four methodologies of identification (BBL Crystal, VITEK 2 Compact, VITEK MS RUO and MicroSEQ) and an “in house” DB for identification by MALDI-TOF MS, as well as propose the use of pulsed field gel electrophoresis technique (PFGE) and the Bacterioteca’s data base for the contamination’s source research. The results of this thesis allowed the elaboration of various documents (work instructions, reports, identification catalog, etc), the development of Bio-Manguinhos’ Bacterioteca, the evaluation of native microbial for a production place and process of an active pharmaceutical ingredient, the use of native strains as secondary standards, the change of identification method of Bio-Manguinhos’ QC, the expansion of VITEK MS RUO DB with native strains, the verification of clonal relation between strains in a contamination event and the development of an unique system of identification and tracking of contamination sources. In conclusion, the evaluation and the incorporation of methodologies to Bio-Manguinhos’ QC routine were successful and contributed to the improvement of contaminants’ identification results, as well as the development of an identification catalog and an "in house" database. Also, the use of PFGE technique with the Bacterioteca and its DB were successfully employed in the quality deviation research. Finally, the integrated microorganisms identification system and the contamination source research were evaluated and considered feasible, and can be implemented in other pharmaceutical units.
Keywords in Portuguese
MALDI-TOF MSColeção de Culturas
Áreas Controladas
Controle de Qualidade
Identificação Microbiana
DeCS
Espectrometria de Massas por Ionização e Dessorção a Laser Assistida por MatrizPreservação Biológica
Controle de Qualidade
Share