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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
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PRÁTICAS INOVADORAS DA REDE UNA-SUS: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES DO SUS
Educação permanente
Sistema Único de Saúde
Educação à distância
Organizer
Affilliation
Universidade Federal da Bahia. Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos. Programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia. Salvador, BA, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Núcleo de Pós Graduação do Aparelho Locomotor. Salvador, BA, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Salvador, BA, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Salvador, BA, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A edição de 2019 do livro de experiências da UNA-SUS, com o subtítulo: experiências e
desafios para a educação permanente dos trabalhadores do SUS, continua a sedimentar
o proposto no ano anterior de reunir entre as universidades que fazem parte da Rede
as práticas inovadoras da UNA-SUS. Nesse sentido, a tônica dessa edição é reunir o
que já foi implementado para a educação permanente em saúde no âmbito da UNASUS,
de modo a realizar análise dos processos e identificar o que ainda é necessário
aprimorar, a fim de consolidar a EaD como uma modalidade de ensino importante na
formação dos trabalhadores do setor da saúde.
Salienta-se que a análise dos processos educacionais da UNA-SUS vem acontecendo
de modo contínuo, com o intuito de aferir se as estratégias adotadas vêm cumprindo
com qualidade o propósito de formar e qualificar os trabalhadores da saúde.
Busca, ainda, reconhecer que as práticas realizadas não se configuram meramente
como substitutas do espaço presencial, mas é uma outra forma de fazer a educação
acontecer, considerando não só a necessidade de chegar em áreas remotas, como
também de legitimar o uso da tecnologia para o aprendizado consistente no campo
da saúde pública.
Nesta edição, também fica evidente que as experiências se relacionam diretamente
com o que emerge do território e com a forma como cada uma das universidades
acolheu a EaD em suas estruturas. As práticas só foram possíveis devido ao envolvimento
direto do corpo docente para tornar a EaD um grande laboratório que viabiliza
não apenas o acesso ao conhecimento, mas, principalmente, a aprendizagem colaborativa,
com o uso de estratégias pedagógicas dialógicas e que demandam o que os
trabalhadores trazem da sua realidade local. Além disso, a EaD na saúde pública vem
sendo objeto de pesquisas para desenvolvimento de novas tecnologias educacionais.
Temos, por exemplo, nesta edição, experiências sobre a construção de serious games
como ferramentas que auxiliam no processo de aprendizado.
Ao reunir relatos de todas as regiões do país, vê-se que a UNA-SUS, instituída pelo
Decreto 7.385 de 2010, vem cumprindo o papel designado pelo Ministério da Saúde para fortalecimento da Política de Educação Permanente em Saúde e para a expansão
da formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao constatar
o trabalho realizado pelas universidades, percebe-se a redução das desigualdades de
formação entre as regiões. Além disso, existem ganhos fundamentais sendo construídos
com a gestão pública local para dar concretude aos seus processos formativos
por meio da integração ensino-serviço, como a mobilização das universidades em
promover maior relação com as Secretarias de Saúde dos seus estados. Nessa direção,
foram apresentadas experiências de formação de preceptores para fortalecimento da
Atenção Primária no país e, também, a percepção dos tutores sobre os aspectos que
precisam ser aprimorados para fortalecimento das estratégias de lato sensu existentes.
Observa-se, por meio dos dados apresentados nesta publicação, o papel importante
dos preceptores e tutores sendo cumprido para o avanço da interação ensino-serviço
e no estímulo ao aprendizado, a partir do fazer do estudante trabalhador do SUS.
Outro ponto observado nas experiências refere-se ao lugar que os projetos de intervenção
tem ocupado nos cursos de especialização. Configuram-se como ponto de
partida para a realização de ações efetivas e direcionadas para as necessidades apresentadas
por cada localidade e em consonância com as demandas apresentadas pela
população. Assim, ao ter o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como atividade final
da formação, a especialização se concretiza como impulsionadora de reflexão crítica e
construção de estratégias que precisam refletir as necessidades dos cidadãos que são
atendidas pelos estudantes trabalhadores. É o momento de revisão dos indicadores e
de apresentação de novas possibilidades de aprimoramento do serviço.
Além das estratégias metodológicas, o leitor terá contato, por meio desta edição,
com relatos sobre a gestão acadêmica de cursos e reflexões sobre o controle
social e suas interfaces com as equipes de saúde da família. Ademais, evidencia-se
a diversidade de temas que os cursos de especialização permitem que os estudantes
trabalhadores do SUS tenham acesso, discutam e aprimorem os seus conhecimentos,
dentre os quais citamos como exemplo hipertensão, diabetes, saúde do adolescente,
questões nutricionais, dentre outros.
Por fim, destacamos que a rede de universidades do Sistema UNA-SUS vem se
fortalecendo em função das estratégias pensadas para garantir que haja colaboração e construção coletiva entre as instituições. Os encontros presenciais se tornaram a
âncora para que os docentes pudessem esclarecer dúvidas, compartilhar aprendizados,
escutar outras experiências, identificar lacunas e multiplicar em seus locais de origem.
Assim, foi possível viabilizar a construção do maior repositório em saúde pública da
América Latina, com milhares de materiais pedagógicos de naturezas diversas, em
função do aprimoramento das tecnologias educacionais, disponibilizados por meio
da nossa política de acesso aberto, para que qualquer pessoa que queira aprender
sobre saúde possa usá-los como referência. Dessa forma, concretizando o seu caráter
de rede colaborativa, democrática e participativa, a UNA-SUS segue com o olhar
atento para as demandas advindas do SUS, de modo a contemplar, por meio dos seus
cursos, estratégias educacionais que possam promover reflexões que cooperem para
a melhoria de vida e saúde da população em todo o país, considerando a sua diversidade
cultural e regional. Esperamos que esta edição contribua para mais reflexões e
que seja um convite para pensar sobre os novos desafios para o desenvolvimento da
educação a distância como modalidade de ensino para a formação e qualificação de
trabalhadores e estudantes da área da saúde.
Keywords in Portuguese
Trabalhadores e estudantesEducação permanente
Sistema Único de Saúde
Educação à distância
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