Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4750
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
SABER E PRÁTICA DOCENTE NA TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO MÉDICO: REFLEXÕES A PARTIR DA FALA DE PRECEPTORES DO CURSO DE MEDICINA DA UFF
Pontes, Ana Lúcia de Moura | Date Issued:
2005
Alternative title
Know and practical educational in the transformation of the medical education: reflections from speak of teachers of the course of Medicine of the UFFAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo procura discutir a concepção de ensino-aprendizagem dos preceptores
da disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado II (TCSII) da UFF, visando
levantar elementos para a reflexão da prática docente no processo de transformação
do ensino médico. Esta proposta se justifica pela necessidade de uma discussão
político- conceitual nas escolas médicas.A inserção precoce de estudantes nos
serviços de Atenção Básica se configura como uma estratégia freqüente nos novos
cursos de medicina, procuramos levantar a discussão da relevância da epistemologia
docente nestas práticas, nosso referencial adotado foi o construtivismo. Observamos
que os preceptores freqüentemente apresentam uma concepção empirista de ensino,
no qual existe uma desarticulação entre teoria e prática e passividade por parte do
aluno. Porém, ao refletirem sobre a prática apontam para uma proposta
construtivista de ensino-aprendizagem, sendo que a estrutura do TCS II favorece a
mesma. Ademais, constatamos diversos elementos, como os habitus, presentes no
ensino, especialmente na relação com os serviços, que influenciam essas práticas, e
que deveriam ser aprofundados pelos preceptores. A partir deste trabalho apontamos
a importância de se conhecer os saberes e práticas dos professores como um ponto
de partida para uma formação e reflexão crítica do papel docente, para que se
consolidem as transformações desejadas na escola médica.
Abstract
The objective of the present study is to discuss the conception of teaching and learning
of tutors in the Trabalho de Campo Supervisionado II of the medical course at
Fluminense Federal University. We aim to raise elements to think the practice of
teaching in the transformation of medical education. To place medical students in
primary care services is usually recommended for new curriculums, we point out the
relevance of the epistemology of teaching in those practices. Our theorical reference is
constructivism. As results we obtained that most of the tutors have a empiristic
conception of teaching and learning, in which the student is passive. Therefore when
reflecting about their real practices, the tutors bring elements of a more active atitude of
the student and a constructivistic approach of education. From these study we want
emphasize the importance of discussing the conceptions and practices of teaching of
tutors to advance in the transformation of medical education.
Share