Advisor | Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida | |
Author | Quintanilha, Lucas dos Santos | |
Access date | 2021-06-09T14:13:58Z | |
Available date | 2021-06-09T14:13:58Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | QUINTANILHA, Lucas dos Santos. A relação entre a formação inicial docente e o ensino de física frente à deficiência visual. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47573 | |
Abstract in Portuguese | Dada à legislação vigente LDB (BRASIL, 1996), sabe-se que a lei de Nª 9.394 assegura o direito à educação. Sendo assim, é possível que os alunos com deficiência estejam matriculados nas escolas. Para os alunos de uma maneira geral, a disciplina de física apresenta-se como um grande obstáculo. As aulas normalmente apresentam uma característica predominantemente visual e pode restringir a construção do conhecimento científico em um aluno não vidente. Neste contexto, à presente pesquisa, consiste em analisar como um curso de licenciatura em física de uma universidade do Rio de Janeiro prepara seus licenciandos para o magistério de alunos com deficiência visual em turmas regulares, ditas inclusivas. Para realizar essa análise, buscou-se: investigar quais são as disciplinas existentes específicas sobre educação inclusiva; entender sua importância para a formação dos futuros professores e, por fim, analisar se estes licenciandos encontram-se seguros para lecionar em turmas inclusivas. A pesquisa tem caráter qualitativo e se caracteriza como estudo de caso. Os dados foram registrados a partir de duas entrevistas e em dois momentos, a saber, antes do curso e após sua conclusão. Os dados dessas entrevistas foram analisados à luz dos conceitos postulados por Bakhtin. Foram investigados três sujeitos, tendo como critério de seleção a proximidade de conclusão do módulo pedagógico. Analisando os resultados, é possível afirmar que há um despreparo ao modelo inclusivo de educação e os dados apontam ainda para uma insuficiência no número de disciplinas específicas sobre a temática. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Física | pt_BR |
Subject in Portuguese | Capacitação de Professores | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação de Pessoas com Deficiência Visual | pt_BR |
Subject in Portuguese | Análise de Discurso | pt_BR |
Title | A relação entre a formação inicial docente e o ensino de física frente à deficiência visual | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2020 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Abstract | Given the current legislation LDB (BRAZIL, 1996), it is known that the law of No. 9,394 ensures the right to education. Therefore, it is possible that students with disabilities are enrolled in schools. For students in general, the subject of physics presents itself as a major obstacle. Classes usually have a predominantly visual characteristic and may restrict the construction of scientific knowledge in a nonpsychic student. In this context, the present research consists of analyzing how a degree course in physics at a University in Rio de Janeiro prepares its graduates for teaching visually impaired students in regular classes, said to be inclusive. To carry out this analysis, we sought to: investigate what are the specific existing disciplines on inclusive education; understand its importance for the training of future teachers and, finally, analyze whether these graduates are safe to teach in inclusive classes. The research has a qualitative character, which characterizes it as a case study. The data were collected from two interviews and in two moments, namely, before the course and after its conclusion. The data from these interviews were analyzed in the light of the concepts postulated by Bakhtin. Three subjects were investigated, having as selection criteria the proximity of completion of the pedagogical module. Analyzing the results, it is possible to affirm that there is a lack of preparation for the inclusive model of education and the data also point to an insufficiency in the number of specific subjects on the theme. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Físicaeducação | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Professores | pt_BR |
DeCS | Educação de Pessoas com Deficiência Visual | pt_BR |
DeCS | Análise de Discurso$$2INEP | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 17 Parcerias e meios de implementação | |