Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47573
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
17 Parcerias e meios de implementação
Collections
Metadata
Show full item record
A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E O ENSINO DE FÍSICA FRENTE À DEFICIÊNCIA VISUAL
Capacitação de Professores
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Análise de Discurso
Capacitação de Professores
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Análise de Discurso$$2INEP
Quintanilha, Lucas dos Santos | Date Issued:
2020
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Dada à legislação vigente LDB (BRASIL, 1996), sabe-se que a lei de Nª 9.394 assegura o direito à educação. Sendo assim, é possível que os alunos com deficiência estejam matriculados nas escolas. Para os alunos de uma maneira geral, a disciplina de física apresenta-se como um grande obstáculo. As aulas normalmente apresentam uma característica predominantemente visual e pode restringir a construção do conhecimento científico em um aluno não vidente. Neste contexto, à presente pesquisa, consiste em analisar como um curso de licenciatura em física de uma universidade do Rio de Janeiro prepara seus licenciandos para o magistério de alunos com deficiência visual em turmas regulares, ditas inclusivas. Para realizar essa análise, buscou-se: investigar quais são as disciplinas existentes específicas sobre educação inclusiva; entender sua importância para a formação dos futuros professores e, por fim, analisar se estes licenciandos encontram-se seguros para lecionar em turmas inclusivas. A pesquisa tem caráter qualitativo e se caracteriza como estudo de caso. Os dados foram registrados a partir de duas entrevistas e em dois momentos, a saber, antes do curso e após sua conclusão. Os dados dessas entrevistas foram analisados à luz dos conceitos postulados por Bakhtin. Foram investigados três sujeitos, tendo como critério de seleção a proximidade de conclusão do módulo pedagógico. Analisando os resultados, é possível afirmar que há um despreparo ao modelo inclusivo de educação e os dados apontam ainda para uma insuficiência no número de disciplinas específicas sobre a temática.
Abstract
Given the current legislation LDB (BRAZIL, 1996), it is known that the law of No. 9,394 ensures the right to education. Therefore, it is possible that students with disabilities are enrolled in schools. For students in general, the subject of physics presents itself as a major obstacle. Classes usually have a predominantly visual characteristic and may restrict the construction of scientific knowledge in a nonpsychic student. In this context, the present research consists of analyzing how a degree course in physics at a University in Rio de Janeiro prepares its graduates for teaching visually impaired students in regular classes, said to be inclusive. To carry out this analysis, we sought to: investigate what are the specific existing disciplines on inclusive education; understand its importance for the training of future teachers and, finally, analyze whether these graduates are safe to teach in inclusive classes. The research has a qualitative character, which characterizes it as a case study. The data were collected from two interviews and in two moments, namely, before the course and after its conclusion. The data from these interviews were analyzed in the light of the concepts postulated by Bakhtin. Three subjects were investigated, having as selection criteria the proximity of completion of the pedagogical module. Analyzing the results, it is possible to affirm that there is a lack of preparation for the inclusive model of education and the data also point to an insufficiency in the number of specific subjects on the theme.
Keywords in Portuguese
FísicaCapacitação de Professores
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Análise de Discurso
DeCS
FísicaeducaçãoCapacitação de Professores
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Análise de Discurso$$2INEP
Share