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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50651
COMPETÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DO MÉDICO GENERALISTA: PERSPECTIVA DO ALUNO E DO PRECEPTOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Educação Baseada em Competências
Atenção Primária à Saúde
Clínicos Gerais
Política de Saúde
Saúde do Adulto
Saúde do Idoso
Saúde da Criança
Saúde do Adolescente
Saúde da Mulher
Competência Clínica
Estudos Transversais
Estudos de Avaliação como Assunto
Moreno, Pedro Christiano Barsante | Date Issued:
2021
Alternative title
Competences for the training of general practitioners: the perspective of the student and tutor in Primary Health CareAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina, atualizadas em 2014,
trazem novos delineamentos, visando um profissional generalista, humanista, com
desenvolvimento de competências para atuar nos diferentes níveis de atenção promovendo a
saúde integral da população. O Projeto Político Pedagógico do curso de Medicina de uma
universidade do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, contempla na sua
organização curricular o Programa de Estágio Supervisionado em Atenção Primária (PESAP),
com a inserção do acadêmico em Unidades de Saúde da Família, aliando conhecimentos
teóricos à prática clínica. O objetivo deste trabalho foi analisar a aquisição de competências
para a formação generalista previstas no PESAP desta Universidade na perspectiva dos alunos
e dos preceptores. Foi realizado um estudo seccional, descritivo-analítico com 104 alunos
matriculados no ano de 2019 e 16 preceptores. Os dados foram coletados pelo pesquisador no
período de outubro a dezembro de 2020, por meio de questionário autoaplicável, contendo 60
questões. Cada uma correspondia a uma determinada competência que foi avaliada em escala
tipo Likert, divididas nas áreas: Atenção Primária à Saúde (n=9), Saúde do Adulto e do Idoso
(n=13), Saúde da Criança e do Adolescente (n=28) e Saúde da Mulher (n=10). Foi calculada a
média aritmética, desvio padrão, classificação em três estratos: satisfatório, parcialmente
satisfatório ou incipiente e apresentados por área. Atenção Primária à Saúde apresentou 66,7%
(n=6) das respostas com classificação satisfatória para ambos os participantes. Em relação a
Saúde do Adulto e do Idoso, 7 competências foram consideradas alcançadas de maneira
satisfatória por alunos (53,8%), e 8 por preceptores (61,5%). Das 28 competências sobre Saúde
da Criança e do Adolescente, 13 foram adquiridas satisfatoriamente na ótica dos alunos (46,4%)
e 9 por parte dos preceptores (32,1%). Saúde da Mulher, 40% (n=4) e 50% (n=5) satisfatória,
para alunos e preceptores respectivamente. Somando-se as porcentagens das competências com
classificação satisfatória das quatro áreas, obteve uma média de 51,8% e 52,6% para os alunos
e preceptores respectivamente. Portanto, pode-se concluir que através de suas perspectivas, a
maioria das competências previstas no PESAP foram adquiridas de forma satisfatória, embora
a classificação final foi parcialmente satisfatória. O cenário do PESAP mostrou-se propício, em
especial para as áreas Atenção Primária à Saúde e Saúde do Adulto e do Idoso. Porém ainda
existem lacunas a serem aprimoradas, principalmente em relação a Saúde da Criança e do
Adolescente e Saúde da Mulher.
Abstract
The National Curriculum Guidelines for the graduation course in Medicine, updated in 2014,
bring new outlines, aiming at a generalist, humanist professional, with the development of
competences to act at different levels of care, promoting the integral health of the population.
The Political Pedagogical Project of the Medicine course of a university in the city of Campo
Grande, Mato Grosso do Sul, includes in its curricular organization the Supervised Internship
Program in Primary Health Care (PESAP), with the insertion of the academic in Family Health
Units, combining theoretical knowledge with clinical practice. The objective of this work was
to analyze the acquisition of competences for generalist education foreseen in the PESAP of
this University from the perspective of students and tutors. A sectional, descriptive-analytical
study was carried out with 104 students enrolled in the year 2019 and 16 preceptors. Data were
collected by the researcher from October to December 2020, using a self-administered
questionnaire containing 60 questions. Each one corresponded to a certain competence that was
evaluated on a Likert-type scale, divided into areas: Primary Health Care (n=9), Adult and
Elderly Health (n=13), Child and Adolescent Health (n= 28) and Women's Health (n=10). The
arithmetic mean, standard deviation, classification into three strata: satisfactory, partially
satisfactory or incipient were calculated and presented by area. Primary Health Care presented
66.7% (n=6) of the answers with a satisfactory classification for both participants. In Adult and
Elderly Health, 7 competences were considered satisfactorily achieved by students (53.8%),
and 8 by preceptors (61.5%). From 28 competences on Child and Adolescent Health, 13 were
satisfactorily acquired from the perspective of the students (46.4%) and 9 by the preceptors
(32.1%). Women's Health, 40% (n=4) and 50% (n=5) satisfactory, for students and preceptors
respectively. Considering the percentages of competences with satisfactory classification in the
four areas, it obtained an average of 51.8% and 52.6% for students and preceptors, respectively.
Therefore, it can be concluded that through their perspectives, most of the competences
foreseen in the PESAP were acquired in a satisfactory way, although the final classification was
partially satisfactory. The PESAP scenario proved to be favorable, especially for the Primary
Health Care and Adult and Elderly Health areas. However, there are still gaps to be improved,
especially in relation to Child and Adolescent Health and Women's Health.
DeCS
Educação MédicaEducação Baseada em Competências
Atenção Primária à Saúde
Clínicos Gerais
Política de Saúde
Saúde do Adulto
Saúde do Idoso
Saúde da Criança
Saúde do Adolescente
Saúde da Mulher
Competência Clínica
Estudos Transversais
Estudos de Avaliação como Assunto
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