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Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentável03 Saúde e Bem-Estar
04 Educação de qualidade
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PROJETO DE INTERVENÇÃO VOLTADO PARA ATUALIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA COM ÊNFASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO JUNTO A COMUNIDADES: SALVADOR – BA, 2008
Educação alimentar e nutricional
Oficinas pedagógicas
Rocha, Marta Souza | Date Issued:
2008
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Desenvolver um processo educativo a respeito das questões alimentares e
nutricionais nas unidades básicas de saúde em um dos Distritos Sanitário da cidade
de Salvador-Ba, é o desafio colocado à área técnica de nutrição da Secretaria
Municipal de Saúde. A educação alimentar e nutricional é uma estratégia que pode
contribuir com mudanças desejáveis na melhoria da saúde da população e faz parte
de um conjunto de ações da atenção básica que são desenvolvidos pelas equipes
de saúde da família. Este projeto de intervenção tem a finalidade de contribuir com
as equipes de saúde da família no desenvolvimento de um processo educativo
problematizador na perspectiva da vigilância e promoção da saúde através de
oficinas pedagógicas. A pedagogia problematizadora baseia-se no processo ensinoapredizagem onde profissionais de saúde e comunidade compartilham a construção
de conhecimentos transformadores da realidade local por meio do diálogo, da troca
de saberes e experiências.
Abstract
The development of an educative process regard as feeding and nutritional matters
for healthcare centers in one of the Sanitation Zone in Salvador-Ba is a challenge for
Nutrition technician from Public Healthcare Department. Feeding and nutritional
education is one of the strategies that can contribute to change and improve
population health. Also it takes part in a group of actions for primary healthcare that is
developed by a family health team. This project of intervention aims to help family
health team to work out an educative process looking at problems from health
vigilance and promotion’s perspective through pedagogical workshop. Pedagogy of
problem is based on a teaching-learning process whereby health professionals and
community get knowledge as well as try to make changes through dialogue,
acquirements and experiences from knowing local situation.
Keywords in Portuguese
Equipes de saúde da famíliaEducação alimentar e nutricional
Oficinas pedagógicas
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