Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51537
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Saúde Pública
Saúde Coletiva
Enfermagem
Práticas Integrativas
Atenção Primária
Promoção
Prevenção da Saúde
Public Health
Collective Health
Nursing
Integrative Practices
Primary Attention
Promotion
Health Prevention
Saúde Pública
Educação em Enfermagem
Educação Profissional em Saúde Pública
Atenção Primária à Saúde
Batista, Cássia de Castro | Date Issued:
2021
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: este estudo encontra-se na perspectiva da promoção, prevenção e integralidade do cuidado à saúde, estabelecida como diretriz na 8ª Conferência Nacional de Saúde e formalizada como princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, o Ministério da Saúde apresenta a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. As PICs podem ser consideradas como estratégias de revitalização do sistema de saúde e de mudança no padrão biologizante e medicalizante do cuidado e da promoção da saúde. Os enfermeiros têm sido destaque na implementação e utilização das PICs, uma vez que os princípios que permeiam a sua formação vão ao encontro dos paradigmas desta ciência. Além disso, possuem respaldo legal para atuação em serviços públicos e privados. Objetivos: (I) elaborar material didático para palestra sobre PICs; (II) avaliar interesse e a motivação dos acadêmicos de Enfermagem para atuarem em PICs; (III) identificar a demanda de inclusão de uma disciplina sobre PICs no currículo acadêmico de Enfermagem; (IV) fornecer propostas de intervenção na gestão do cuidado de enfermagem em PICs para as Instituições do Ensino Superior (IES). Metodologia: na pesquisa com abordagem qualitativa, adotamos como estratégia a entrevista individual oral e de acordo com os preceitos éticos. Os discentes foram convidados e orientados quanto aos objetivos da pesquisa e, caso concordassem em participar, assinavam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por meio digital. Em seguida, realizamos a entrevista, que abordava questões relacionadas à promoção, prevenção, recuperação da saúde, nível de conhecimento e interesse na prática das PICs Resultados: após a consolidação das informações coletadas e a interpretação dos Discursos do Sujeito Coletivo, observamos na maioria dos discentes o interesse em vivenciar um conteúdo teórico-prático sobre PICs durante a graduação e aplicar esta temática, seja no setor público, seja no privado. Proposta de intervenção: sugerido à IES a elaboração de atividades, como roda de conversa, oficinas e palestras nos eventos científicos da universidade, bem como a inserção de uma linha de pesquisa de extensão ou produtividade sobre a temática, além da inclusão de atividades práticas sobre PICs nas disciplinas de Ensino Clínico em Saúde Coletiva ou Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva. Conclusão: há ainda diversos obstáculos enfrentados na implementação da PNPIC na assistência à saúde e, diante dessas dificuldades, surge a necessidade de capacitação, atualização e apropriação de conhecimento por cada profissional para conquistar seu espaço no universo das PICs, tão diversificado, com tantas possibilidades e, assim, proporcionar ao paciente alternativas que complementem o cuidado em saúde de forma leve e prazerosa, possibilitando ao usuário uma postura protagonista na produção de melhoria da própria qualidade de vida
Abstract
Introduction: This study lies in the perspective of promotion, prevention and integrality of healthcare, stablished as a parameter in the 8th National Health Conference and formalized as a doctrinal principle in the Brazilian Healthcare System (SUS), in this sense, the Health Ministry presents the National Policy of Complementary and Integrative Practices (PNPIC) in SUS. The PICs can be considered strategies to revitalize the healthcare system and to make changes in the biologizing and medicalizing patterns of health promotion and care. The nurses have been the highlight in the implementation and utilization of the PICs, once the principles that permeate their education go against the paradigms of this science, besides, they have the legal support to act in public and private jobs. Objectives: (I) to elaborate a didactic material for lectures; (II) to evaluate the interest and motivation of nursing scholars acting on PICs; (III) to identify the demand for inclusion of a subject about the PICs in the nursing curriculum; (IV) to provide intervention proposals on the nursing care management to the IES. Methodology: The research, with qualitative approach adopted as a strategy, the individual and oral interview and according to the ethic precepts, the students were invited and guided by the purpose of the research and if they would agree in participating, they would sign the Term of Agreement through a digital media. Hereupon, we would do the interviews that would bring up issues related to health promotion, prevention and recovering, the knowledge level on PICs and the interest in practicing them Results: After the consolidation of the collected information and the interpretation of the Collective Subjects Speeches, we could see in the majority of the students, the interest, during college to experience a theorical-practical content about the PICs and to apply this theme, whether on public or private sector. Intervention Proposal: It was suggested to IES the drafting of activities such as conversation rounds, workshops, lectures in the scientific events at the university as well as the insert of an extension or productivity line of research of the theme, besides of the inclusion of practical activities about the PICs in the subjects Collective Health Clinical Teaching or Supervised Training in Collective Health. Conclusion: There are, still, several obstacles faced in the implementation of the PNPIC such as health care and before these difficulties comes a need of training, updating and knowledge appropriation by each professional to achieve their room in this diverse and full of possibilities universe and, therefore, to provide the patient alternatives that complement the healthcare in a light and pleasant way, allowing to the user a leading posture in the production of a life\2019s quality improvement
Keywords in Portuguese
Educação ProfissionalSaúde Pública
Saúde Coletiva
Enfermagem
Práticas Integrativas
Atenção Primária
Promoção
Prevenção da Saúde
Keywords
Professional EducationPublic Health
Collective Health
Nursing
Integrative Practices
Primary Attention
Promotion
Health Prevention
DeCS
Terapias ComplementaresSaúde Pública
Educação em Enfermagem
Educação Profissional em Saúde Pública
Atenção Primária à Saúde
Share