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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53420
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO MÉTODO CLÍNICO CENTRADO NA PESSOA: O OLHAR DOS PRECEPTORES DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Educação Médica
Educação médica
Ensino
Preceptoria
Residência médica
Internato e Residência
Brasil
Florentino, Erika Denise de Vasconcelos. | Date Issued:
2019
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nesta pesquisa investigamos a forma como os preceptores se posicionam em relação ao processo ensino-aprendizagem do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP). Fundamentamo-nos no marco teórico que sustenta a reorientação da formação médica, novas metodologias de ensino e o MCCP sistematizados por Stewart et al. O cuidado em saúde centrado na pessoa se dispõe a deslocar a ótica biomédica voltada para a doença e colocar o paciente no centro do cuidado. O MCCP representa uma reorientação da prática médica e traz o desafio de configurar essa mudança de postura na prática do ensino. Para incidir na efetividade das ações de abordagem a saúde é fundamental pensar estratégias de ensino, mudanças nas posturas e nos objetivos de aprendizagem atualmente colocados na Educação Médica. Enfrentam-se diversos desafios na formação profissional para estudantes e professores, dentre eles podemos destacar o desafio da reorientação da formação, modificando a centralidade do cuidado biomédico para a abordagem centrada na pessoa. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: qual o posicionamento dos preceptores sobre o processo ensino-aprendizagem do Método Clínico Centrado na Pessoa? Para responder a essa questão de pesquisa definimos como objetivo geral analisar a posição dos preceptores do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal do Vale do São Francisco sobre o processo de ensino-aprendizagem do Método Clínico Centrado na Pessoa. Para a realização do estudo construímos um conjunto de dados a partir de informações obtidas junto aos sujeitos-chave e utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa do tipo pesquisa intervenção. O estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF e contou com nove preceptores participantes. O instrumental metodológico adotado foi a entrevista em profundidade e o grupo focal. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados obtidos indicam que as práticas pedagógicas adotadas no programa de residência apresentam entraves na execução de metodologias de ensino do MCCP, apesar do conhecimento e da reflexão dos atores envolvidos da importância de novas práticas. Foi identificado também as influências das relações interpessoais no ambiente de aprendizagem, com a troca de saber centralizado na aprendizagem pelo exemplo e nas atividades teóricas tradicionais em sala de aula. A presente pesquisa contribuiu para o desenvolvimento das ciências da Educação em Saúde ao guiar reflexões acerca da preceptoria médica em Medicina de Família e Comunidade e o processo de ensino-aprendizagem do MCCP no Programa de Residência, bem como fortalecer e tornar eficaz a atuação dos preceptores, oferecendo oportunidades para a construção de saberes necessários à prática da preceptoria médica. Essas mudanças podem impactar na formação de médicos comprometidos com as pessoas e com a realidade das demandas do Sistema Único de Saúde .
Abstract
The present study set out to address the way preceptors position themselves in relation to the teaching-learning process of a Person-Centered Approach to Clinical Practice. It was based on the theoretical framework that the reorientation of medical education, new teaching methodologies and the Person-Centered Approach to Clinical Practice, as systematized by Stewart et al. A person-centered health care is designed to shift the disease-centered biomedical perspective, placing the patient at the center of care. The Person-Centered Approach to Clinical Practice represents a reorientation of medical practice, and bears the challenge of bringing this change of demeanor into teaching practice. In order to act upon the effectiveness of actions to approach health, it is essential to reflect about teaching strategies, changes in attitudes and learning objectives currently placed in medical education. Several challenges are faced in professional education for students and teachers, the most relevant of which being the reorientartion of medical training, changing the focus from biomedical care to a person-centered approach. This study aimed at answering the following question: what do preceptors think about the teaching-learning process of Person-Centered Approach to Clinical Practice? So as to answer this research question, it was set as a general objective analyzing what was the point of view of preceptors of the Family Medicine Residency Program of Federal University of Vale do São Francisco \2013 UNIVASF - regarding the teaching-learning process of Person-Centered Approach to Clinical Practice. To carry out the study, data was obtained from the key subjects using intervention-research qualitative methodology. The study was developed in the Family Medicine Residency Program of UNIVASF and involved nine preceptors as key subjects. The methodological tools used were in-depth interviews and focus groups, and content analysis \2013 as developed by Bardin \2013 was carried. Results show that pedagogical strategies adopted in the studied residency program still present obstacles to the implementation of Person-Centered Approach to Clinical Practice\2019s teaching methodologies, despite the knowledge and reflection of the involved parts about the importance of new practices. The influences of interpersonal relationships in the learning environment were also identified in the exchange of knowledge, based on the \2018learning by example\2019 process, as well as in traditional classroom lectures. This study brings a contribution to the development of Health Education Sciences, by reflecting upon medical mentoring in Family Medicine, and also the teaching-learning process of Person-Centered Approach to Clinical Practice in the studied Residency Program, strengthening and enhancing the performance of preceptors, offering opportunities build insights that are fundamental to medical mentoring. These changes could positively impact in a training process that successfully forms physicians committed to people and to the reality of Brazilian Unified Health System\2019s demands .
DeCS
Assistência centrada no pacienteEducação Médica
Educação médica
Ensino
Preceptoria
Residência médica
Internato e Residência
Brasil
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