Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59330
Type
Technical Manuals and ProceduresCopyright
Open access
Collections
Metadata
Show full item record
TRABALHADOR EM TELETRABALHO: DIRETRIZES, ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES DA SAÚDE DO TRABALHADOR
Presidência: Mário Santos Moreira. Diretor-Executivo: : Juliano de Carvalho Lima. Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe): Andréa da Luz Carvalho. Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe): Marisa Augusta de Oliveira. Revisão final: Marisa Augusta de Oliveira e Carla Cristina Coelho Augusto Pepe. Fotografia e projeto gráfico: Aline de Azambuja Viana.
Author
Collaborator(s)
Organizer
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Coordenação Geral de Gestão de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Diante de todas as transformações apresentadas pelo mundo do trabalho nos últimos anos, se perpetua uma constante contraposição de valores, que não são necessariamente dicotômicos: digital e analógico; a forma antiga e a atual; o trabalho coletivo e o individual. Tudo isso em meio à transformação digital que envolve: o modo operatório, as ferramentas de trabalho e novos sistemas. O filósofo pré-socrático Heráclito nos aponta que somente a mudança é permanente, e sendo o mundo do trabalho repleto de contradições e em constante mudança, busca-se aqui, cuidar das relações individuais e coletivas associadas à essas transformações, tanto no que diz respeito a inserção de novas tecnologias, migração de processos e atividades de trabalho, quanto na perspectiva de ajustar o trabalho e seus processos aos trabalhadores e não o contrário. Assim, busca-se resposta à pergunta: Como atender às novas demandas do mundo do trabalho e ao mesmo tempo valorizar todo conhecimento e experiência adquiridos, e o savoir-faire dos trabalhadores e trabalhadoras? Assim, buscando dar resposta à crescente demanda sobre o teletrabalho, a Coordenação de Saúde do Trabalhador formula este documento, Trabalhador em Teletrabalho, apresentando diretrizes, orientações e recomendações sobre o teletrabalho na perspectiva da Saúde do Trabalhador com o objetivo de auxiliar a Fiocruz na implementação da regulamentação das novas modalidades de trabalho (teletrabalho e trabalho híbrido) de modo a garantir direitos, prevenir agravos e promover saúde.
Publisher
Fiocruz
Citation
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Coordenação-geral de Gestão de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Trabalhador em Teletrabalho: Diretrizes, Orientações e Recomendações da Saúde do Trabalhador. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2023. 38 p., il.Notes
Presidência: Mário Santos Moreira. Diretor-Executivo: : Juliano de Carvalho Lima. Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe): Andréa da Luz Carvalho. Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe): Marisa Augusta de Oliveira. Revisão final: Marisa Augusta de Oliveira e Carla Cristina Coelho Augusto Pepe. Fotografia e projeto gráfico: Aline de Azambuja Viana.Presidência: Mário Santos Moreira. Diretor-Executivo: : Juliano de Carvalho Lima. Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe): Andréa da Luz Carvalho. Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe): Marisa Augusta de Oliveira. Revisão final: Marisa Augusta de Oliveira e Carla Cristina Coelho Augusto Pepe. Fotografia e projeto gráfico: Aline de Azambuja Viana.
Share