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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60249
LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DADOS PRELIMINARES A PARTIR DOS PLANOS ESTADUAIS
Qualificação profissional em saúde
Sistema Único de Saúde
Alternative title
Inquiry of continuing health education needs: preliminary data from state plansAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: A Política Nacional de Educação
Permanente em Saúde (PNEPS) assume papel
estratégico na gestão de saúde dos estados, os
quais possuem necessidades diferentes. O
objetivo dessa pesquisa é compreender, através
de estatística textual, o conteúdo presente nos
Planos Estaduais de Educação Permanente em
Saúde (PEEPS), apresentando a forma como os
estados planejaram suas ações quadrienais. Métodos: Trata-se de uma análise lexicográfica
de estatística textual (IRaMuTeQ v.0.7/alpha2)
de dos PEEPS das 27 unidades da federação.
Resultados e discussão: Na Classificação
Hierárquica Descendente, o conteúdo foi
categorizado em quatro classes. Na Análise de
Similitude, quatro palavras se destacam nos
discursos: “Saúde; “Oficina”; “Ação” e
“Processo”. Na nuvem de palavras as palavras
mais evocadas foram: “Saúde” (f=378), “EPS”
(f=174), “Ação” (f=155), “Processo” (f=140),
“Oficina” (f=124), “Trabalho” (f=106). Os
achados indicam despadronização de conteúdo
entre os PEEPS, em razão da ausência de
diretrizes para sua construção. Propõe-se um
guia em três passos para direcionar a condução
dos Planos e o desenvolvimento de ações de
monitoramento e avaliação. Conclusão: Sugerese que haja normatização do conteúdo dos
Planos Estaduais através de diretrizes para sua
construção e execução das tarefas, para maior
interlocução entre gestores e profissionais de
saúde no âmbito das esferas estaduais e
regionais.
Abstract
Introduction: The National Policy for Permanent
Education in Health (PNEPS) assumes a strategic
role in the health management of states, which
have different needs. The objective of this
research is to understand, through textual
statistics, the content present in the State Plans
for Permanent Education in Health (PEEPS),
presenting the way in which the states planned
their four-year actions. Methods: This is a
lexicographic analysis of textual statistics
(IRaMuTeQ v.0.7/alpha2) of the PEEPS of the 27
states. Results and discussion: In the Descending
Hierarchical Classification, the content was
categorized into four classes. In the Similitude
Analysis, four words stand out in the speeches:
“Health; "Workshop"; “Action” and “Process”. In the
word cloud, the most evoked words were: "Health"
(f=378), "EPS" (f=174), "Action" (f=155), "Process"
(f=140), "Workshop" (f=124), “Work” (f=106). The
findings indicate lack of standardization of
content among PEEPS, due to the absence of
guidelines for its construction. A three-step guide
is proposed to direct the implementation of the
Plans and the development of monitoring and
evaluation actions. Conclusion: It is suggested
that there be standardization of the content of
State Plans through guidelines for their
construction and execution of tasks, for greater
dialogue between managers and health
professionals within the state and regional
spheres.
Keywords in Portuguese
Educação permanenteQualificação profissional em saúde
Sistema Único de Saúde
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