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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60295
PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA SOBRE AS OFERTAS DA UNA-SUS
Alternative title
Perception of dentistry professionals about UNA-SUS offersAuthor
Affilliation
Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Odontologia de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Odontologia de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: O sistema de UNA-SUS é constituído por instituições públicas de educação superior em conjunto com o Ministério da Educação que desenvolvem ações educacionais com alcance nacional. Dessa forma, utiliza-se a educação à distância como ferramenta de qualificar profissionais da área da saúde, sobretudo de regiões remotas, sendo uma proposta da Política Nacional de EPS. Metodologia: Para isso, criou-se um instrumento validado que foi aplicado de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022 por meio da plataforma Surveymonkey, sendo possível coletar dados sobre as preferências educacionais dos participantes e detectar o real incentivo que é designado para educação permanente dos profissionais da Odontologia. Resultados: Foi possível perceber que os profissionais em sua maioria buscam os cursos sem o incentivo dos gestores ou da Secretaria de Saúde, uma vez que afirmam saber dos cursos pela plataforma da UNA-SUS. Os profissionais apontam insatisfação com relação às unidades de saúde e a promoção de atualização multidisciplinar periódica. Conclusão: Para que haja fortalecimento da EPS, é necessário que a gestão estadual e municipal se engaje na promoção de ações para a educação permanente dos trabalhadores, podendo utilizar as ofertas da UNA-SUS como uma dessas estratégias para a qyualificação profissional.
Abstract
Introduction: The UNA-SUS system is a collaborative network composed by public institutions of higher education and the Oswaldo Cruz Foundation, organized to produce and offer online educational actions in health. Thus, it is a tool to qualify professionals in the health area, especially in remote regions, implementing theNational Policy on Permanent Education in Health. Then, this study aimed to know the perceptions and motivations of Dentistry professionals about UNA-SUS offers. Methodology: A validated instrument was applied from December 2021 to February 2022 through the Surveymonkey platform, with items related to the participants' educational preferences and motivations for seeking qualifications. Results: Most professionals took the courses without the encouragement of managers or the Health Department, becoming aware of the offers on the UNA-SUS platform. In addition, they demonstrate satisfaction with the educational activities offered by the health unit they attend.Professionals indicate dissatisfaction with health units and the lack of periodic multidisciplinary updating. Conclusion: Strengthening EPS is essential and requires commitment from the unit, municipal and state management to promote educational actions and incentives for formation, considering the use of UNA-SUS offerings as one of these professional qualification strategies.
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