Author | Ferreira, Ismael Soares | |
Author | Aranha, Márcio Iorio | |
Access date | 2023-10-23T21:29:29Z | |
Available date | 2023-10-23T21:29:29Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | FERREIRA, Ismael Soares; ARANHA, Márcio Iorio. A regulação de alimentos de origem animal no Brasil à luz da teoria processual administrativa da regulação. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, DF, v. 12, n. 3, p. 146-165, jul./set. 2023. | en_US |
ISSN | 2358-1824 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60878 | |
Description | Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é um periódico trimestral do Programa de Direito Sanitário (Fiocruz Brasília). Lançado em 2012, o CIADS publica artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, e jurisprudência e legislação comentadas no campo do Direito Sanitário e aprovados por pareceristas ad hoc. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Objetivo: analisar a regulação de alimentos de origem animal realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sob a perspectiva da teoria processual administrativa da regulação, bem como casos normativos sobre substâncias químicas em alimentos de origem animal. Metodologia: foram realizados dois estudos de caso – um sobre os atos normativos da Anvisa sobre resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal; e outro sobre a decisão do MAPA pelo fim das análises oficiais de amostras de água em indústrias de alimentos de origem animal de forma rotineira – a partir de uma abordagem qualitativa da composição institucional e normativa da Anvisa e do MAPA, sob a ótica da teoria processual administrativa da regulação. Resultados: a Anvisa tem adotado mecanismos condizentes com a teoria processual administrativa da regulação, como autonomia, estabilidade funcional dos agentes reguladores e participação social. Em relação ao MAPA, seu ambiente institucional detém menor autonomia e tem formalmente adotado, desde 2015, elementos processuais compatíveis com tal teoria, mas que podem ser desconsiderados durante a produção normativa interna. Conclusão: o modelo regulatório brasileiro, que divide a regulação dos alimentos de origem animal entre dois órgãos, pode gerar decisões que não levam em conta o interesse público e a participação social, o que pode ser percebido na produção normativa do MAPA, mesmo com a adoção formal de boas práticas regulatórias. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz Brasília | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Regulação | en_US |
Subject in Portuguese | Agência Nacional de Vigilância Sanitária | en_US |
Subject in Portuguese | Alimentos de origem animal | en_US |
Subject in Portuguese | Controle social formal | en_US |
Subject in Portuguese | Regulação e fiscalização em saúde | en_US |
Title | A regulação de alimentos de origem animal no Brasil à luz da teoria processual administrativa da regulação | en_US |
Alternative title | The regulation of animal-source foods in Brazil in the light of a process-oriented approach to regulation | en_US |
Alternative title | La regulación de los alimentos de origen animal en Brasil a la luz de la teoría procesal administrativa de la regulación | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.17566/ciads.v12i3.1017 | |
Abstract | Objective: to analyze the regulation of food of animal origin carried out by the Brazilian Health
Surveillance Agency (Anvisa, in Portuguese) and the Ministry of Agriculture, Livestock and Food
Supply (MAPA, in Portuguese) from the perspective of a process-oriented approach to regulation, with
a specific emphasis on cases involving chemical substances in food of animal origin. Methods: this
research conducted two case studies. The first case study examined Anvisa's normative acts regarding
residues of veterinary drugs in food of animal origin. The second case study analyzed MAPA's decision
to discontinue routine official analyses of water samples in the animal food industry. The research
approach was qualitative, focusing on investigating the institutional and normative composition of
Anvisa and MAPA from the perspective of a process-oriented approach to regulation. Results: the
analysis revealed that Anvisa has successfully implemented mechanisms consistent with a processoriented approach to regulation, including regulatory autonomy, functional stability of regulatory bodies,
and administrative procedures to promote social participation. On the other hand, MAPA's institutionallegal environment exhibits less autonomy and formally adopted procedural elements consistent with a
process-oriented approach to regulation since 2015. However, there is a concern that these elements
might be eliminated when drafting internal regulations. Conclusion: the Brazilian regulatory model
divides animal food regulation between two agencies, potentially resulting in decisions that overlook the
public interest and social participation. This is evident in the normative production of MAPA, despite
their formal adoption of good regulatory practices. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Objetivo: analizar la regulación de alimentos de origen animal realizada por la Agencia Nacional de
Vigilancia Sanitaria (Anvisa) y por el Ministerio de Agricultura, Ganadería y Abastecimiento (MAPA,
en portugués) en la perspectiva de la teoría procesal administrativa de la regulación, así como
normativa casos sobre sustancias químicas en alimentos de origen animal. Metodología: se realizaron
dos estudios de caso – uno sobre los actos normativos de Anvisa sobre residuos de medicamentos
veterinarios en alimentos de origen animal; y otro sobre la decisión del MAPA de poner fin a los
análisis oficiales de muestras de agua en las industrias de alimentos para animales de forma rutinaria
– basado en un enfoque cualitativo de la composición institucional y normativa de Anvisa y MAPA,
en la perspectiva de la regulación administrativa de la teoría procesal. Resultados: Anvisa ha adoptado
mecanismos consistentes con la teoría procesal administrativa de la regulación, como la autonomía, la
estabilidad funcional de los agentes reguladores y la participación social. Respecto al MAPA, su
ámbito institucional tiene menor autonomía y ha adoptado formalmente, desde 2015, elementos
procedimentales compatibles con dicha teoría, pero que pueden ser desestimados durante la producción
normativa interna. Conclusión: el modelo regulatorio brasileño, que divide la regulación de los
alimentos de origen animal entre dos órganos, puede generar decisiones que no toman en cuenta el
interés público y la participación social, lo que se puede ver en la producción normativa del MAPA,
incluso con la adopción formal de buenas prácticas regulatorias. | en_US |
Affilliation | Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil | en_US |
Subject | Foods of animal origin | en_US |
Subject | Regulation | en_US |
Subject | Formal social control | en_US |
Subject | Health care coordination and monitoring | en_US |
Subject | Brazilian Health Surveillance Agency | en_US |
Subject in Spanish | Alimentos de origen animal | en_US |
Subject in Spanish | Regulación | en_US |
Subject in Spanish | Control social formal | en_US |
Subject in Spanish | Regulación y fiscalización en salud | en_US |
Subject in Spanish | Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria | en_US |
DeCS | Alimentos de Origem Animal | en_US |
DeCS | Agência Nacional de Vigilância Sanitária | en_US |
DeCS | Controle Social Formal | en_US |
DeCS | Regulação e Fiscalização em Saúde | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 02 Fome zero e agricultura sustentável | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |