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Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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QUALIDADE DO ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DO RECIFE: A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS
Satisfação dos Consumidores
Programa Saúde da Família
Serviços de Saúde
Gestão de Qualidade
Consumer Satisfaction
Family Health Program
Health services
Quality management
Satisfacción del consumidor
Programa de Salud Familiar
Servicios de salud
Gestión de la calidad
Santiago, Renata Florêncio | Date Issued:
2010
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo aborda uma questão que está na agenda dos gestores da saúde: a
qualidade do atendimento prestado e de seus condicionantes. Para o município do
Recife, uma avaliação da situação do atendimento na Estratégia de Saúde da
Família é de fundamental importância para a consolidação da política em
construção. Diante disto, torna-se relevante avaliar como o esforço produzido tem
sido percebido pelo principal ator envolvido no processo, o usuário. Trata-se de um
estudo descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi
realizada no Recife, onde foram entrevistados 939 usuários, distribuídos em 48 ESF
de forma proporcional entre os seis distritos sanitários. Os usuários das USF são
caracterizados como uma população adulta jovem, do sexo feminino, casada, com
baixo nível de escolaridade, dona de casa e que moram no mesmo bairro em que a
unidade está localizada. Estes usuários apresentam vínculo com as unidades, tendo
esta como referência para o seu atendimento. Foi identificado que o acesso às USF
do Recife é decorrente de um bom planejamento do território de cobertura, da
organização da demanda e da agilidade nos atendimentos. Percebeu-se que os
usuários, apresentam maiores níveis de satisfação com o trabalho dos profissionais,
em detrimento as condições oferecidas pelas unidades. Dentre as dimensões da
qualidade avaliadas, as ações específicas do PSF, atividades do ACS, visita
domiciliar médica e formação de grupos de educação em saúde, apresentaram
níveis elevados de insatisfação. Os usuários do DS I apresentaram comportamento
diferenciado dos demais distritos, com níveis de satisfação mais elevado. Pode-se
concluir com este estudo, que apesar de se verificar nas USF, um movimento dos
usuários na busca pela assistência como medida preventiva, de uma solidificação
dos vínculos com a unidade e da existência de uma positiva inter-relação com os
profissionais, observa-se a presença de um desvirtuamento dos preceitos da
estratégia de saúde da família, trazendo à reflexão, qual realmente é o papel
desempenhado pelas equipes de saúde da família no Recife.
Abstract
This study approaches an issue that is on the agenda of health policy- managers: the
quality of care provided and their limitations. For the Recife city, an evaluation in the
Family Health Strategy treatment situation it is essential for the consolidation of the
political construction. Forth this, becomes relevant to assess how the produced effort
has been perceived by the main actor involved in the process, the user. This is
related to a cross sectional study with a quantitative approach. The survey was
conducted in Recife, where 939 users were interviewed, distributed pro rata in 48
FHS among the six health districts. Users are characterized as a young adult
population, female, married, homemaker, which have a low education level and that
live in the same neighborhood where the unit is located. These users are linked to
the units, the latter as a reference for your treatment. It was identified that access to
the FHUs in Recife is the result of a good planning about the coverage territory, the
organization of demand and agility in emergency. It was noticed that the users have
higher levels of satisfaction with the professionals’ work rather than the conditions
offered by the units. Among the quality dimensions assessed, the specific actions of
the FHP, the Auxiliary of Community Health activities, the medical home visits and
the formation of groups in health education, had higher levels of dissatisfaction. The
DSI users differ significantly from other districts with higher levels of satisfaction.
Based on this study it is possible to conclude that despite being found in the USF, a
users movement in the search for assistance as a preventive measure, a
solidification of ties with the unity and existence of a positive correlation with the
professionals, it is noticed the presence of a distortion of the precepts of the family
health strategy, bringing to reflection, which really is the role played by family health
teams in Recife.
Keywords in Portuguese
Avaliação em SaúdeSatisfação dos Consumidores
Programa Saúde da Família
Serviços de Saúde
Gestão de Qualidade
Keywords
Health AssessmentConsumer Satisfaction
Family Health Program
Health services
Quality management
Keywords in Spanish
Valoración de SaludSatisfacción del consumidor
Programa de Salud Familiar
Servicios de salud
Gestión de la calidad
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