Author | Sousa, Natália Lima | |
Author | Sousa, Maria Helena Lima | |
Author | Silva, Marcelo Gurgel Carlos da | |
Access date | 2023-11-23T22:15:35Z | |
Available date | 2023-11-23T22:15:35Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | SOUSA, Natália Lima; SOUSA, Maria Helena Lima; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Análise da equidade na distribuição do financiamento federal à Atenção Primária à Saúde entre os municípios do Ceará. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, v. 10, n. 1, p. 76-92, jan./mar. 2021. | en_US |
ISSN | 2358-1824 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61437 | |
Description | Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é um periódico trimestral do Programa de Direito Sanitário (Fiocruz Brasília). Lançado em 2012, o CIADS publica artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, e jurisprudência e legislação comentadas no campo do Direito Sanitário e aprovados por pareceristas ad hoc. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Objetivo: analisar a equidade na distribuição dos recursos da Atenção Primária à Saúde nos municípios do estado do Ceará. Metodologia: trata-se de um estudo ecológico, utilizando dados secundários de domínio público dos 184 municípios cearenses, entre 2004 e 2014. Coletou-se dados populacionais no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde; recursos recebidos de custeio da atenção primária no Fundo Nacional de Saúde e índice de desenvolvimento municipal no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Calculou-se o gasto com atenção básica total e per capita por porte populacional dos municípios, sendo a análise realizada por gráficos de dispersão e boxplot. Resultados: foi revelada variação de aumento sequencial entre municípios de grande porte>municípios de pequeno porte>municípios de médio porte. O gasto per capita com a atenção básica apresentou variação: municípios de médio porte>municípios de grande porte>municípios de pequeno porte. Entre 2000 e 2014, o gasto com atenção básica per capita sobressai nos municípios de pequeno porte, passando de R$ 45,23 (2004) para R$ 132,97 (2014); nos municípios de médio porte de R$ 32,52 para R$ 97,05; e municípios de grande porte, de R$ 29,14 para R$ 82,10. Análises gráficas constataram maior crescimento dos gastos entre municípios de pequeno porte, de 2004 e 2012, apresentando queda em 2014. Conclusão: a política de financiamento da atenção primária do governo federal beneficiou os municípios de pequeno porte, apresentando tendência crescente de recursos entre 2000 e 2012, porém, em 2014, essa tendência se inverteu, o que é preocupante para a manutenção da Atenção Primária como base do Sistema Único de Saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz Brasília | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Equidade | en_US |
Subject in Portuguese | Financiamento | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção primária à saúde | en_US |
Title | Análise da equidade na distribuição do financiamento federal à Atenção Primária à Saúde entre os municípios do Ceará | en_US |
Alternative title | Analysis of equity in the distribution of federal funding to primary health care among the municipalities of Ceará, Brazil | en_US |
Alternative title | Análisis de equidad en la distribución del financiamiento federal a la atención primaria de salud entre los municipios de Ceará, Brasil | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.17566/ciads.v10i1.724 | |
Abstract | Objective: to analyze the equity in the distribution of resources of primary health care in
municipalities of the state of Ceará. Methods: this is an ecological study, using secondary
data from the public domain of 184 municipalities in Ceará, between 2004 and 2014. Population data were collected at the Informatics Department of the Unified Health System;
resources were received from the cost of primary care in the National Health Fund and
municipal development index in the Institute of Research and Economic Strategy of Ceará.
The expenditure on total primary care and per capita was calculated by population size of the
municipalities, and the analysis was performed using scatterplots and boxplots. Results: a
sequential increase variation was revealed between large municipalities> small
municipalities> medium-sized municipalities. Per capita spending on primary care are varied:
medium-sized municipalities> large municipalities> small-sized municipalities. Between 2000
and 2014, spending on primary health care per capita stands out in small municipalities, from
R $ 45.23 (2004) to R $ 132.97 (2014); in medium-sized municipalities from R $ 32.52 to R $
97.05; and large municipalities, from R $ 29.14 to R $ 82.10. Graphical analyzes found
greater growth in spending between small municipalities, from 2004 to 2012, decreasing in
2014. Conclusion: the federal government's primary health care financing policy benefited
small municipalities, with an increasing trend of resources between 2000 and 2000. 2012,
however, in 2014, this trend was reversed, which is worrying for the maintenance of Primary
Care as the basis of the Unified Health System. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Objetivo: analizar la equidad en la distribución de recursos de Atención Primaria de Salud
en los municipios del estado de Ceará. Metodología: se trata de un estudio ecológico,
utilizando datos secundarios de dominio público de 184 municipios de Ceará, entre 2004 y
2014. Los datos poblacionales fueron recolectados en el Departamento de Informática del
Sistema Único de Salud; recursos recibidos del costo de atención primaria en el Fondo
Nacional de Salud e índice de desarrollo municipal en el Instituto de Investigación y
Estrategia Económica de Ceará. El gasto en atención primaria total y per cápita se calculó
por tamaño de población de los municipios, y el análisis se realizó mediante diagramas de
dispersión y diagramas de caja. Resultados: se reveló una variación de aumento secuencial
entre municipios grandes> municipios pequeños> municipios medianos. El gasto per cápita
en atención primaria varió: municipios medianos> municipios grandes> municipios
pequeños. Entre 2000 y 2014, se destaca el gasto en atención primaria de salud per cápita
en los municipios pequeños, de R $ 45,23 (2004) a R $ 132,97 (2014); en municipios
medianos de R $ 32,52 a R $ 97,05; y grandes municipios, de R $ 29,14 a R $ 82,10. Los
análisis gráficos encontraron un mayor crecimiento en el gasto entre municipios pequeños,
de 2004 a 2012, disminuyendo en 2014. Conclusión: la política de financiamiento de la
atención primaria de salud del gobierno federal benefició a los municipios pequeños, con una
tendencia creciente de recursos entre 2000 y 2000. 2012, sin embargo, en En 2014 se revirtió
esta tendencia, preocupante para el mantenimiento de la Atención Primaria como base del
Sistema Único de Salud. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Subject | Equity | en_US |
Subject | Financing | en_US |
Subject | Primary health care | en_US |
Subject in Spanish | Equidad | en_US |
Subject in Spanish | Financiación | en_US |
Subject in Spanish | Primeros auxilios | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
DeCS | Recursos Financeiros em Saúde | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |